Monero passará por um fork em março deste ano

Fork da rede Monero ocorrerá daqui quatro semanas

Monero, 13ª maior criptomoeda em capitalização de mercado, está pronta para o seu próximo hard fork. De acordo com um recente anúncio feito pela equipe da criptomoeda, o hard fork ocorrerá no bloco 1788000, e ocorrerá no dia 9 de março de 2019.

Sech1, um contribuidor da XMR no Reddit, disse:

“Então, nós teremos um fork daqui 4 semanas. Bloco 1788000. CNv4 ainda não foi finalizado, mas será em breve. Se você é um lojista, uma exchange, etc, façam seus planos a tempo.”

O artigo revela ainda que esse fork não introduzirá novas funcionalidades para a Monero, além de novas notificações e novos algorítimos sobre tamanho do bloco. Ele foi seguido de uma declaração alegando que o teste do fork deve ser fácil, tendo em vista que poucas mudanças serão introduzidas.

SamsungGalaxyPlayer, um usuário do Reddit, explicou as mudanças:

“Aparentemente, o fork ocorrerá com o atual código 0.13. Algumas mudanças nos IDs de pagamento padrão, alguns algorítimos adaptativos de tamanho de bloco, novas notificações e novos algorítimos de mineração. Eu não sei quando o código 0.14 será utilizado.”

O anúncio logo foi recebido com desdém por alguns dos membros da comunidade Monero. Isso se deu, principalmente, porque a decisão foi feita primeiro por desenvolvedores em um chat privado. Ademais, o anúncio sobre o adiamento das mudanças que foram inicialmente propostas para outra data não ser discutido também deixou membros descontentes.

SamsungGalaxyPlayer disse:

“Certo, mas isso é muito diferente. A equipe principal decidiu postergar todas as outras funcionalidades para uma data desconhecida, visando forçar as mudanças sobre ASIC e tamanho dos blocos para uma data anterior. Essa ação não foi discutida ou era de conhecimento de boa parte da comunidade até agora, e essa é a primeira vez que este tipo de ação ocorreu. Outros upgrades seguiram um padrão mais conhecido antes de serem anunciados.”

Em relação a isso, Riccardo Spagni, chefe de desenvolvimento da Monero, afirmou:

“Eu concordo – isso é errado, e deve ser corrigido.”

Isso, contudo, foi rapidamente criticado por outro usuário do Reddit, Jamaisvu33, que perguntou qual seria a ação. O usuário então respondeu que as pessoas da comunidade Monero se tornaram “vítimas dos interesses dos desenvolvedores”, levando em consideração que a esfera deve ser descentralizada.

Spagni respondeu:

“Eles devem ser ‘vítimas dos interesses dos desenvolvedores’ – se você não gosta do que os mais de 500 contribuidores estão fazendo, contrate desenvolvedores diferentes – mas os desenvolvedores não devem ser forçados a tomar decisões. Nós tivemos uma boa discussão durante a Monero Dev e nós descobrimos um bom caminho adiante, que tem um grande suporte de pessoas que contribuem com o código.”

Fonte: AMBCrypto