Mozilla adiciona proteção contra malware de mineração em seu navegador

Mozilla Firefox desenvolve solução para evitar cryptojacking

Malwares de mineração tem sido uma grande dor de cabeça tanto para usuários de criptomoedas quanto para a população em geral.

Com a ascensão do mercado de cripto ao longo dos anos, muitos hackers passaram a realizar uma prática conhecida como cryptojacking, na qual infectam o computador da vítima com um vírus programado para utilizar o poder computacional do dispositivo para minerar criptomoedas, sendo a Monero (XRM) a “queridinha” do malfeitores.

Buscando solucionar este problema, o navegador Mozilla parece ter adicionado uma proteção contra mineração ilegal e fingerprinting, um tipo de monitoramento que captura a configuração do computador para criar uma “impressão digital” que pode ser utilizada para rastrear os passos do usuário na internet.

De acordo com uma publicação no blog oficial do navegador, a Mozilla e a Disconnect compilaram “listas de domínios que servem scripts de fingerprinting e mineração de criptomoedas.”

“Agora, nas versões mais recentes do Firefox Nightly e Beta, damos aos usuários a opção de bloquear os dois tipos de scripts como parte do nosso conjunto de proteções Content Blocking. No Firefox Nightly 68 e Beta 67, essas novas proteções contra fingerprinting e criptomoedas estão desativadas por padrão.”

Quando ativada, a proteção irá barrar scripts classificados pela Disconnect como envolvidos com as atividades citadas acima.

De acordo com o blog, nas próximas semanas as proteções serão ativadas por padrão no Firefox Nightly.

Aparentemente a solução será testada com pequenos grupos de usuários nos próximos meses, ao passo que a empresa continua a trabalhar com a Disconnect para “expandir o conjunto de domínios bloqueados pelo Firefox.”

“Planejamos ativar as proteções por padrão para todos os usuários do Firefox em uma versão futura.”

A publicação descreve ainda um passo a passo para ativar a proteção.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli