Mt. Gox está próxima de pagar seus credores
Tradicionalmente, a execução de pagamentos da extinta exchange joga os preços do Bitcoin para baixo.
Dívida antiga
Anteontem (6), a antiga e polêmica exchange Mt. Gox publicou um documento a respeito do pagamento de débitos de seus credores.
Para tanto, “o agente fiduciário de reabilitação atualmente se prepara para fazer reembolsos de acordo com o plano de reabilitação aprovado, cuja ordem de confirmação do Tribunal Distrital de Tóquio foi finalizada e vinculada no dia 16 de novembro de 2021”, segundo o documento.
Os credores que foram lesados pela Mt. Gox devem fazer login no sistema de reabilitação, conferir os documentos relacionados ao processo de devolução e escolher de que forma preferem receber os pagamentos.
Queda tradicional
A Mt. Gox, da última vez que realizou pagamentos a seus credores, movimentou algo em torno de 141 BTC (US$ 3 bilhões) em 2019. Mesmo sendo apenas uma fração do montante total em circulação, espera-se um movimento de queda temporário no mercado.
- Veja também: Administrador da Mt. Gox afirma que os credores podem votar em um plano de reabilitação
Tal medida causa certa preocupação aos investidores, tendo em vista que o Bitcoin subiu 5,63% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinMarketCap.
Sobre a Mt. Gox
A exchange foi lançada em 2010 e ficou conhecida por lidar com cerca de 70% de todas as movimentações com Bitcoin na rede. Porém, logo no começo de 2014, a corretora sofreu um ataque hacker e perdeu 760.000 BTC no processo.
Cerca de US$ 460 milhões em criptomoedas foram roubados durante o embuste. A Mt. Gox não conseguiu lidar com a situação e, em fevereiro de 2014, decretou falência.
Esta não foi a primeira vez, no entanto: em 2011, a exchange sofreu seu primeiro ataque hacker. Os criminosos conseguiram acesso ao computador de auditoria e mudaram o preço do Bitcoin para um centavo. Cerca de 2.000 BTC foram roubados.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.