Musk: taxas da Dogecoin devem ser reduzidas

Elon Musk voltou a falar no twitter sobre a Dogecoin.

Ele não fazia isso há algum tempo, tanto que o preço do DOGE nunca mais se aproximou das máximas do início de maio.

O colapso da Dogecoin e as poucas declarações de Musk

O preço de mercado da Dogecoin parece ser muito influenciada pelas declarações do CEO da Tesla e da SpaceX, na medida em que perdeu 70% de seu valor em relação às altas, provavelmente devido ao fato de Musk não ter falado sobre isso regularmente, como fez nas semanas anteriores aos altos.

Depois de entrar nas cinco principais criptomoedas com a maior capitalização de mercado, agora caiu para o décimo lugar, à frente do crescente Avalanche (AVAX) e Terra (LUNA), e logo atrás do USDC.

Desta vez, no entanto, o tweet de Elon Musk é sobre um problema técnico-financeiro.

“É muito importante que as taxas Doge diminuam para tornar viáveis coisas como a compra de filmes.”

Ou seja, Musk acredita que seria muito importante que as taxas da DOGE caíssem para viabilizar coisas como a compra de ingressos de cinema.

Ele provavelmente está se referindo à pesquisa realizada ontem sobre o perfil oficial do CEO da rede global de cinema AMC perguntando se eles aceitariam DOGE como forma de pagamento além de BTC, ETH, LTC e BCH.

Dada a clara vitória dos partidários, Adam Aron afirmou então que vai tentar integrá-la, mas segundo Elon Musk, as taxas podem ser um problema.

Deve-se dizer que geralmente, com pagamentos em moeda fiduciária tradicionais, o custo da transação é suportado pelo receptor, ou seja, o vendedor, enquanto com criptomoedas é sempre e apenas suportado pelo remetente, ou seja, o cliente que faz a compra.

Alterações de protocolo para Dogecoin

O custo das taxas na blockchain da Dogecoin atualmente não é alto, com média de menos de US$ 0,5, mas durante os meses de pico, chegou a mais de US$ 2,5.

É claro que se o custo por transação atinge níveis tão altos durante o pico de transações, não vale a pena pagar por ingressos de cinema com Dogecoin.

Isso também se deve ao fato de que o Bitcoin, com sua Lightning Network de segunda camada, permite transações quase imediatas e custos insignificantes, às vezes até menos de um centavo, o que significa que se a Dogecoin quisesse competir teria que reduzir suas taxas consideravelmente.

Existem também outras criptomoedas que permitem pagamentos com taxas muito baixas, então é correto o que Elon Musk diz, que se as coisas forem como estão agora, a DOGE nunca poderá se tornar um método de pagamento comum.

Com uma volatilidade ainda maior do que a do bitcoin, neste 2021 Dogecoin não pode competir com as criptomoedas mais brasonadas no mercado de pagamentos, principalmente contra o próprio BTC.

O futuro do Bitcoin e a perspectiva do DOGE

No passado, Musk já havia levantado a hipótese de mudanças no protocolo Dogecoin para torná-lo uma moeda transacional melhor, mas o desenvolvimento do projeto foi de fato abandonado, então ele provavelmente terá que inventar algo para garantir que os desenvolvimentos técnicos sejam reativado.

O Bitcoin continua sendo um competidor muito forte para projetos como o Dogecoin, especialmente agora que foi adotado como moeda oficial em pelo menos um país (El Salvador), com a perspectiva de se espalhar como tal para outras partes do mundo.

No que diz respeito ao DOGE, entretanto, essa perspectiva ainda parece extremamente remota.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.