Dados mostram que narrativas sociais impulsionam mercados de criptomoedas

Copia de Contra Capa 2 3

Desde o impacto das baleias de criptomoedas até os efeitos da mineração de bitcoin, os traders estão constantemente envolvidos em narrativas que afetam a trajetória do mercado.

O mercado de criptomoedas responde a notícias, tendências e discussões da comunidade sobre diversos tópicos. Conhecimento substancial dessas narrativas dá uma vantagem aos investidores e os ajuda a tomar decisões informadas que podem proteger seus portfólios e investimentos em ativos digitais.

A plataforma de pesquisa e inteligência em criptomoedas, Santiment, destacou algumas narrativas que moldaram o mercado este ano. De acordo com a empresa, o impacto dessas narrativas sociais nos preços das criptomoedas ainda está em curso, e os traders que entendem sua natureza cíclica podem navegar melhor pela volatilidade futura.

Narrativas sociais que afetam as criptomoedas

Um tema principal que impactou significativamente a comunidade é a narrativa em torno das baleias de cripto (detentores de grandes quantidades de bitcoin e outras criptomoedas importantes). A Santiment observou a enorme influência que as baleias exercem sobre os preços das criptomoedas e como isso se tornou motivo de preocupação no setor.

Discussões recentes nas redes sociais, em plataformas como o X, revelaram o medo da comunidade sobre a manipulação do mercado por baleias quando os preços despencam; no entanto, esse grupo de investidores é ignorado quando os preços começam a subir.

Outro tema quente tem sido a preocupação regulatória em torno da mineração de bitcoin (BTC) e seu impacto ambiental. Essas conversas levantam questões sobre a sustentabilidade de longo prazo da criptomoeda e o impacto potencial do escrutínio global na lucratividade da mineração.

Apesar do sentimento negativo e do medo de regulamentações rígidas em relação a essas operações, o preço do bitcoin mostrou resiliência; no entanto, o ativo permanece propenso a flutuações decorrentes de mudanças na política de mineração.

TON, NFTs e memecoins

Além disso, The Open Network (TON) tem estado no centro de muitas discussões, com o aumento do investimento institucional e a notícia da prisão de Pavel Durov, o fundador do Telegram, uma plataforma de mídia social ligada ao blockchain.

À medida que o interesse institucional no TON continua a se desenvolver, a prisão de Durov gera preocupações sobre a diminuição significativa do papel do Telegram no espaço cripto. A plataforma de mídia social incorporou milhões de novos usuários por meio de seus jogos cripto play-to-earn no aplicativo.

Embora o mercado tenha se ajustado à queda que se seguiu à notícia da prisão de Durov, há temores de novas quedas com intervenções governamentais e possíveis sanções às atividades da plataforma.

Vale ressaltar que o setor de tokens não fungíveis (NFTs) está em alerta, especialmente desde que a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos Estados Unidos notificou o principal mercado, OpenSea, com um Wells Notice. Traders de cripto têm falado sobre a possibilidade de regulamentações mais rígidas para o setor de NFTs.

Somadas às tendências das narrativas sociais, estão as conversas em torno de blockchains e contratos inteligentes impulsionados por inteligência artificial e o hype sempre presente das memecoins, que foi intensificado pela criação de novos mercados como Pump.Fun, SunPump e EtherVista.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.