NASA e SpaceX visam missão tripulada ao espaço em 2020
A sonda Crew Dragon está em fase final de testes
A SpaceX pode lançar astronautas com sua sonda Crew Dragon para o espaço no início de 2020, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine. Se tudo correr conforme o planejado, esse seria um momento importante para a exploração espacial americana.
Anteriormente, havia alguma tensão entre Bridenstine e o fundador da SpaceX, Elon Musk, sobre a muito atrasada espaçonave Crew Dragon. No entanto, a dupla afirmou que está tudo bem mais uma vez.
Uma vez que a sonda esteja operacional, serviria como o principal transporte de astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez para americanos desde 2011.
Segurança é prioridade
Foi em uma entrevista coletiva que Musk e Bridenstine, ao lado dos dois astronautas que voariam na cápsula do Crew Dragon, anunciaram suas esperanças de lançar no início de 2020.
No entanto, ele enfatizou fortemente que a segurança dos astronautas vem em primeiro lugar e, se houver algum problema com os próximos testes, o lançamento seria adiado.
Bridenstine apoiou esses comentários dizendo: “Se tudo correr conforme o planejado, seria no primeiro trimestre do próximo ano. Mas lembre-se – e isso é a coisa importante que precisamos acertar nas mensagens – ainda há coisas que podemos aprender ou assimilar que podem ser desafios que precisaremos resolver “.
Bridenstine continuou: “Não estou dizendo que isso vai acontecer, não sei. É por isso que testamos”.
Os testes são cruciais, especialmente porque o sistema de pára-quedas e propulsão do Crew Dragon teve alguns problemas no início deste ano.
“É um trabalho de engenharia bastante árduo acertar os paraquedas”, disse Musk. “Pára-quedas, eles parecem fáceis, mas definitivamente não são. Queremos obter pelo menos algo da ordem de 10 testes bem-sucedidos seguidos antes de lançar astronautas.”
After spending the day with CEO Elon Musk, NASA chief Jim Bridenstine says he's now "very confident" in SpaceX's Crew Dragon spacecraft, indicating the two men are back on the same page after their crossfire last month about delays in the program https://t.co/6W8dfH1Xc6
— CNN International (@cnni) October 11, 2019
Por que esse é um momento tão importante para a exploração espacial americana?
Desde o encerramento de seu programa de ônibus espaciais em 2011, a NASA conta com a espaçonave russa Soyuz para transportar seus astronautas para a estação espacial. Cada assento custa US $ 85 milhões.
É bastante compreensível, então, que a NASA tenha colocado a SpaceX e a Boeing no projeto e na construção de novos ônibus espaciais.
Em 2014, a NASA concedeu à SpaceX US $ 2,6 bilhões por seu projeto Crew Dragon, e a Boeing recebeu US $ 4,2 bilhões por seu CST-100 Starliner. A esperança é que essas empresas construam um Programa de Tripulação Comercial funcional e operacional.
É exatamente nisso que eles estão trabalhando e parece que a SpaceX pode estar prestes a finalizar seu projeto.
Teremos que esperar e ver como os testes serão realizados nos próximos meses e se assistiremos ou não ao primeiro ônibus espacial americano lançado no início de 2020.
Fonte: InterestingEngineering


Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.