Nasdaq ofertará custódia de criptomoedas para investidores institucionais

Nasdaq
Nasdaq ofertará serviço de custódia de criptomoedas – Imagem: Finbold

Nasdaq, a segunda maior operadora de mercado de ações dos EUA, iniciará serviço de custódia de criptomoedas

A Nasdaq Inc. está fazendo sua primeira grande investida em criptomoedas, a segunda maior Bolsa de Valores se prepara para capitalizar o crescente apetite por moedas digitais entre os grandes investidores, conforme comunicado de imprensa.

Um novo grupo dedicado a ativos digitais oferecerá inicialmente serviços de custódia de Bitcoin e Ethereum para investidores institucionais, de acordo com Tal Cohen, vice-presidente executivo da empresa e chefe de mercados norte-americanos. A Nasdaq contratou Ira Auerbach, que administrava serviços de corretor de primeira linha na exchange de criptomoedas Gemini, para liderar a nova unidade de ativos digitais da Nasdaq.

De acordo com Auerbach:

Acreditamos que esta próxima onda da revolução será impulsionada pela adoção institucional em massa, não consigo pensar em lugar melhor para trazer essa confiança e marca ao mercado do que a Nasdaq.

A mudança da Nasdaq para a criptomoeda segue uma tendência mais ampla em Wall Street. No mês passado, a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, disse que oferecerá criptomoedas a seus clientes institucionais, e a Depository Trust & Clearing Corp., que processa quase todas as negociações do mercado de ações dos EUA, lançou seu próprio blockchain para acelerar a liquidação de comércios.

Segundo Cohen:

A custódia é fundamental. Na parte de trás da custódia, podemos começar a desenvolver outras soluções, oferecer serviços de execução, serviços de liquidez e pensar em como apoiamos novos mercados.

Embora a Nasdaq não tenha planos imediatos de lançar uma exchange de criptomoedas, ela avaliará a oportunidade com base no ambiente regulatório e no cenário competitivo, disse Cohen.

A Nasdaq tem se concentrado em diversificar suas fontes de receita além do negócio voltado a Bolsa de Valores, onde as ações de empresas públicas são negociadas. São realizados investimentos em software, dados e outras ofertas. A empresa também terceiriza seu próprio software para players de criptomoedas, incluindo ferramentas de vigilância e negociação. Ele já fornece tecnologia de mecanismo de correspondência para negociações de criptografia, como Bitstamp.

Regras e Regulamentações

A abordagem geral da Nasdaq para o espaço, tem sido mais cautelosa devido a questões sobre regulamentação, disse a CEO Adena Friedman anteriormente. Mas a regulamentação também pode oferecer oportunidades, de acordo com Cohen.

Acrescenta Cohen:

Sabemos como operar sob regimes regulatórios e continuamos inovando sob as regras da estrada. Abraçar a regulamentação como ela vem é algo que fazemos. E as instituições querem que operemos sob essa estrutura.

A Nasdaq também está aberta a explorar parcerias e negociar oportunidades com empresas nativas de criptomoedas, embora não tenha planos de adquirir no curto prazo, disse Auerbach, que será vice-presidente sênior e chefe de ativos digitais, reportando-se a Cohen. A equipe está procurando construir internamente e contratar externamente, atingindo 40 pessoas até o final do ano, disse ele.

A Nasdaq também expandiu a tecnologia que oferece às empresas de criptomoedas vinculadas a softwares de proteção e anticrime, inclusive por meio do produto Verafin and Surveillance da empresa, que pode ajudar a investigar e relatar casos de lavagem de dinheiro, fraude e manipulação para Bancos e empresas comerciais.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future