Nasdaq quer ajudar a erradicar as fraudes no cripto mercado
Nasdaq se envolve ainda mais com as criptos
No dia 1 de novembro, a Nasdaq publicou um documento anunciando sua intenção de utilizar ferramentas anti fraude que desenvolveu para exchanges convencionais, a fim de combater as fraudes na cripto esfera.
Leia mais: Comitê russo considera o lançamento de uma criptomoeda atrelada ao rublo
Dando ferramentas de supervisão do mercado à cripto esfera
O objetivo, expressa a Nasdaq no documento, é integrar supervisão e regulamentação melhoradas, a fim de cortar potenciais perigos de se investir em criptomoedas. A companhia afirma que as exchanges, como ela, já possuem regras para prevenir que esses tipos de esquemas causem um alvoroço na cripto esfera, declarando:
“Reguladores e corretoras têm equipes de vigilância que monitoram as atividades constantemente, e tecnologias avançadas para ajudar a capturar e analisar comportamentos abusivos, como esquemas de pump and dump, insider trading, wash trading, dentre outras práticas.”
Todas essas práticas chegaram às manchetes no cripto verso e contribuíram com o ambiente que levou o procurador geral de Nova York a redigir o relatório “Integridade do Mercado das Criptomoedas”, que por sua vez deu vida à Operação Cryptosweep.
A Nasdaq aponta para os governos de Abu Dhabi e Singapura como exemplos do que estruturas para criptomoedas bem sucedidas são capazes de atingir, pedindo a unificação da regulamentação fragmentada. Eles alegam ainda que as regras know your customer (KYC) e anti lavagem de dinheiro (AML) não são suficientes, declarando:
“Figuras tecnologicamente sofisticadas realizam quantidades significativas de trocas carteira para carteira, e essas transações opacas nunca passam por KYC ou AML.”
O documento acrescentou:
“Ademais, os mercados são extremamente voláteis, parcialmente porque o fluxo de ordem é direcionado por investidores individuais, que são facilmente assustados por eventos geopolíticos e declarações governamentais sobre regulamentações.”
Cripto companhias estão receptivas
Segundo o Bloomberg, algumas cripto companhias já estão se aproximando da Nasdaq para licenciarem seu software de vigilância do mercado, chamado Nasdaq SMARTS, para uso em exchanges digitais. A instituição alega que seu software pode cortar figuras ruins por meio de análises sobre os dados do mercado, passando por trocas para tentar determinar a intenção de um usuário por meio de machine learning.
Leia mais: CEO do Google afirma que seu filho é um minerador de Ethereum
A Gemini já utiliza o software e a companhia tem trabalhado de perto com os reguladores de Nova York, incluindo a contratação de um antigo membro da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), Robert Cornish, como seu CTO. O chefe de vigilância de exchanges e regulamentação da Nasdaq, Tony Sio, afirmou que sua companhia está recebendo contato de cripto empresas semanalmente, mas que os pedidos têm sido recusados porque as companhias não possuem uma reputação ainda.
Fonte: CryptoSlate