Nasdaq revela que 7 exchanges estão utilizando sua ferramenta de monitoramento
Ferrameta SMARTS da Nasdaq é utilizada pelo mercado cripto
A segunda maior bolsa de valores do mundo, Nasdaq, revelou que sete exchanges já estão utilizando sua tecnologia de monitoramento de mercado, relatou a Forbes.
Apenas duas destas sete colaborações já se tornaram públicas até hoje — as exchanges Gemini e Vctrade, esta pertencente ao grupo japonês SBI Holdings.
A gigante do mercado de ações compartilhou seu rigoroso sistema para integrantes da cripto indústria que buscam utilizá-lo como tecnologia de vigilância, conhecida como SMARTS Market Surveillance. A SMARTS é uma ferramenta que cruza mercados e ativos, correlacionado em tempo real e mantendo um histórico de dados que detecta padrões para rastrear atividades ilegais, como spoofing e wash trading.
Um representante da Nasdaq disse à Forbes que a empresa avalia possíveis clientes do ramo de criptomoedas com base em três critérios amplos: o modelo de negócios, políticas know your customer e medidas anti-lavagem de dinheiro, além de governança e controle.
A Forbes relatou que os primeiros dois critérios revelam a preocupação da Nasdaq com a reputação dos clientes.
O último critério inclui uma pergunta sobre o quão transparente uma plataforma é em relação à listagem de procedimentos para novos ativos.
Cerca de 20 funcionários da Nasdaq são incumbidos com a função de avaliar se a exchange possui não só capacidade técnica, como também uma “inclinação moral” para utilizar a ferramenta anti-manipulação de mercado.
Tony Sio, da divisão de vigilância de mercado da Nasdaq, disse à Forbes:
“Historicamente, nós não fazemos um processo tão grande para os nossos clientes, pois eles são muito conhecidos. Entretanto, quando começamos a trabalhar com nomes menos conhecidos, startups, então nós vimos a necessidade de fazer esse processo de checagem.”
Em novembro do ano passado, a Nasdaq revelou uma parceria com a empresa de investimento dos Estados Unidos, VanEck, para lançar conjuntamente uma série de produtos regulamentados e supervisionados no ramo de ativos digitais, com a intenção de disseminar o sistema SMARTS.
Exchanges implementaram outra tecnologia da Nasdaq no passado. Por exemplo, a plataforma recentemente lançada de troca de ativos tokenizados, DX Exchange, utiliza o protocolo Financial Information Exchange (FIX) da Nasdaq.
Nesta semana, a Nasdaq se juntou ao Citigroup e ao banco focado em cripto produtos, Galaxy Digital Holdings, em uma rodada de financiamento de US$20 milhões de uma plataforma de smart contracts.
No início do mês, Adena Friedman, presidente e CEO da Nasdaq, afirmou que ela acredita que as criptomoedas terão um papel no futuro da economia global, caracterizando-se como uma invenção de tremenda demonstração de genialidade e criatividade.
Fonte: The Cointelegraph