Nassim Taleb, autor de Cisne Negro, diz que Bitcoin pode chegar a US$ 1.000 ou a zero

Nissan Taleb

De fã a odiador das criptomoedas, Nassim Taleb volta a falar absurdamente mal do Bitcoin

Nassim Nicholas Taleb, fã de criptomoedas que virou odiador, quer que você saiba que o Bitcoin é um “tumor”.

Em entrevista ao Squawk Box da CNBC na quinta-feira (15), o autor de The Black Swan, argumentou que qualquer pessoa com menos de 40 anos – Millennials e GenZ – não entende como a economia funciona devido ao ambiente de taxas de juros federais em que cresceram.

Segundo Nissan:

Acho que tivemos 15 anos de Disneylândia que basicamente destruíram a estrutura econômica. Você está prejudicando a economia… criando tumores como #Bitcoin. Houve em algum momento algo como uma taxa de desconto. Todas essas noções escapam à nova geração.

O livro best-seller de Taleb, The Black Swan, explora sorte, risco, incerteza e probabilidade. Baseia-se no conceito de um “evento cisne negro”, que é imprevisível, tem impacto maciço sendo racionalizado após o fato de ser menos aleatório e mais previsível.

O autor argumentou que o governo federal dos EUA baixou demais as taxas de juros e, eventualmente, a sociedade terá que enfrentar as consequências.

Segundo Taleb:

Taxa de juros zero por um longo período de tempo, você está prejudicando a economia, está criando bolhas, criando tumores como o Bitcoin.

Ele parece que esqueceu da impressão desenfreada da moeda americana para conter problemas sociais devido pandemia da Covid.

Apenas alguns anos atrás, Taleb gostava de criptomoedas e possuía algumas. Em abril de 2020, ele disse ao povo libanês para “usar criptomoedas” para contornar o sistema financeiro do país.

Alguns meses depois, ele reclamou do suporte ao cliente da Coinbase no Twitter e fechou sua conta na Coinbase.

Em fevereiro de 2021, Taleb declarou o Bitcoin “um fracasso” por causa de sua volatilidade e disse que estava vendendo seus Bitcoins. Em abril do ano passado, ele continuou sua espiral descendente em direção de afastamento, alegando que o Bitcoin “tem características de um Ponzi aberto”.

Enquanto Taleb agora está pedindo à sociedade que “volte à vida econômica normal”, ele também argumentou que “ainda estamos longe de estressores”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future