NEBS: primeira stablecoin brasileira é atrelada à energia solar

Oferta inicial da moeda está prevista para março de 2020

O Brasil vai ter a sua primeira stablecoin atrelada à energia solar. Trata-se do token NEBS, que será lançado pela Susten Energia, geradora que constrói usinas para produção de energia limpa a partir de painéis solares. Comandado por um grupo de investidores de São Paulo e Minas Gerais, o projeto da empresa tem investimento previsto de R$ 5 bilhões em um prazo de oito anos. Para instalar as usinas, estão sendo negociadas áreas no estado da Bahia que ocupam um total de 500 hectares.

“O lastro do token está justamente atrelado sempre à capacidade de produção e venda de energia. Quanto maior a produção, maiores serão os resultados e maior será o adicional de valorização do token”, afirma David Cavalcante, CFO da empresa.

Geraldo Marques, CEO e sócio-fundador da Susten Energia, explica que o NEBS vai funcionar como instrumento que proporcionará rendimento financeiro aos investidores.

“Imagine milhares de placas produzindo energia todos os dias, e você passa a ser detentor de um smart contract que dá direito a um pedacinho dessa produção. Qualquer pessoa poderá ter acesso aos resultados dessa geração de energia e ganhar com ela”, diz Marques.

Quem investir em NEBS poderá ver toda a movimentação do token em uma plataforma exclusiva, na qual será possível acompanhar a evolução da stablecoin mês a mês, fazer transferências para terceiros e saques parciais de resultados. O projeto prevê, ainda, que todos os detentores de tokens NEBS acompanhem obras de instalação de novas usinas, o andamento da geração dia a dia, o preço do mercado de energia e outras informações relevantes com total segurança, usando tecnologia blockchain.

O valor estimado de cada NEBS é R$ 0,86. Com a comercialização dos criptoativos, a Susten Energia monta as usinas, o mercado arrenda a produção e o rendimento, calculado em forma de KW/h, é incorporado ao valor da stablecoin.

* Imagem: Divulgação Susten Energia

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com