Negociar criptomoedas é ilegal na Arábia Saudita
Um comitê governamental composto por reguladores da Arábia Saudita emitiu uma declaração esclarecendo que trocas de criptomoedas são ilegais dentro do “reino”.
Leia mais: XRP se torna a maior perdedora dentre as 10 maiores criptomoedas
De acordo com uma declaração emitida no domingo, o comitê alertou sobre a troca de criptomoedas, tendo em vista as consequências negativas e altos riscos que recaem sobre traders, uma vez que eles estão de fora da supervisão do governo.
Foi esclarecido:
“O comitê assegurou que moedas virtuais, incluindo, por exemplo mas não limitado a, Bitcoins, são ilegais dentro do reino, e ninguém está licenciado a negociá-las.”
A declaração não indica quais consequências recairão sobre aqueles que forem pegos negociando criptomoedas.
Leia mais: Tether emite nova leva de tokens no valor de US$50 milhões
Criado por meio de um Decreto Supremo, o Comitê de Conscientização sobre Relações com Títulos Não Autorizados no Mercado Estrangeiro foi formado pelos reguladores de cinco países do Oriente Médio, incluindo a Capital Market Authority (CMA) e a Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA), banco central do país.
Além de tratar de títulos não autorizados, o comitê também tem o papel de notificar às agências relevantes quaisquer atividades com moedas virtuais, a fim de reduzir a exposição ao público.
O aviso segue o posicionamento do príncipe saudita, Al-Waleed bin Talal, expressado em dezembro do ano passado, tendo este afirmado que o Bitcoin “implodirá um dia”.
O príncipe comparou a maior criptomoeda do mercado à Enron, companhia de energia dos Estados Unidos que colapsou no início dos anos 2000 após fraudes contábeis serem reveladas.
Leia mais: Imprensa da Turquia ressalta a estabilidade relativa do Bitcoin após colapso da moeda do país
Fonte: CoinDesk