Nestlé e Carrefour estão usando Blockchain para garantir autenticidade de leite para bebês

Hoje, a Nestlé e o Carrefour anunciaram que os clientes poderão verificar a autenticidade de uma variedade de produtos de fórmula para leite para bebês usando a tecnologia blockchain

A plataforma IBM Food Trust é baseada na tecnologia Hyperledger. De acordo com seu site oficial, a solução blockchain visa permitir que os clientes verifiquem a origem ou autenticidade dos produtos, levando a uma maior transparência nas cadeias de suprimentos que os utilizam.

Após um piloto bem-sucedido que permite que os clientes acessem dados de blockchain sobre o purê de Mousline, as duas multinacionais anunciaram um segundo produto para o serviço. Usando seus smartphones, os clientes poderão digitalizar um código QR e encontrar informações sobre as fórmulas infantis Guigoz (C) Bio Two e Three, dois produtos com fórmula de leite para bebês.

Segundo um relatório no Yahoo France, representantes das duas empresas recentemente falaram sobre a maior transparência trazida para as linhas de produtos que usam o sistema. Eles comentaram sobre a facilidade com que os clientes poderiam acessar informações sobre a origem dos produtos e confirmaram que o que estavam comprando é realmente genuíno.

Após o piloto de abril, Vineet Khanna, vice-presidente sênior de cadeia de suprimentos global da Nestlé, disse:

“Estamos usando essa tecnologia para trazer mais transparência aos nossos produtos, fornecendo informações precisas, confiáveis e imparciais. Isso beneficiará toda a cadeia de valor, incluindo varejistas e consumidores.”

img nest

Embora o Bitcoin tenha sido a primeira aplicação bem-sucedida do blockchain, a tecnologia está rapidamente encontrando casos de uso em outros setores. Até agora, está sendo adotado principalmente como um meio de fornecer maiores garantias da autenticidade de um produto ou material. No entanto, foi relatado anteriormente esforços do New York Times para usar a tecnologia para melhorar os padrões de reportagem no setor de jornalismo.

Fonte: BeInCrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.