New York Times planeja experimentar a tecnologia blockchain nas publicações

NYT poderá utilizar a tecnologia blockchain

O New York Times (NYT), atualmente o segundo maior jornal em circulação nos EUA e uma famosa instituição no jornalismo americana, possui planos para experimentar o blockchain no sistema de publicação.

De acordo com um novo anúncio de emprego, o NYT está em busca de alguém para ajudar a “Criar uma prova de conceito baseada em blockchain para os editores de notícias.” Para dar início ao projeto, a organização de mídia está procurando um “líder voltado para o futuro” que trabalharia no esboço da prova de conceito durante 12 meses juntamente com a divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia.

A nova contratação “irá codificar a visão para o projeto de pesquisa e compartilhar tal visão com interessados em potencial e outras organizações de mídia” e “ajudar a marca a criar uma identidade pública e ativos para o projeto.” Outro objetivo é formar um grupo de partes interessadas no projeto e encontrar assessores de novas organizações de notícias, universidades e companhias de mídia social.

Para se candidatar, os interessados devem possuir experiência anterior em inovações dentro de organizações de mídia e ter liderado “uma combinação de engenheiros, designers, jornalistas” por mais de oito anos. Também são requisitadas habilidades em comunicação, redação, apresentação, parcerias e colaborações. O novo líder blockchain também deve possuir um “histórico estabelecido em aplicações reais de novas tecnologias” e um “conjunto de habilidades mistas com alguma experiência em pelo menos três destes setores: jornalismo, design, produto, desenvolvimento, software, engenharia de hardware e pesquisa com usuários.” O trabalho também requer “uma paixão real pela missão do The New York Times.”

O NYT não é o primeiro a experimentar a tecnologia no setor de mídia.

A Civil, startup focada em tokens apoiada pela ConsenSys (estúdio de desenvolvimento do Ethereum), possui um dos projetos mais proeminentes deste setor do mercado.

Há vários anos o New York Times aborda criptomoedas e blockchain, incluindo o projeto especial “Desmistificando o Blockchain” em junho de 2018.

Nathaniel Popper, principal repórter do jornal focado no setor, também é autor do best-seller “Ouro Digital: Bitcoin e a história secreta de desajustados e milionários tentando reinventar o dinheiro”.

FONTE: COINDESK