Bitcoin Cash impactará no preço Bitcoin? Veja a opinião de especialistas

Como se um longo debate que acontece há anos não fosse dramático o suficiente, nessa terça-feira poderá ocorrer mais uma mudança no universo do bitcoin. Um grupo de mineradores de Bitcoin e desenvolvedores dizem que irão a criar uma rede alternativa para provar que os blocos maiores são a melhor solução para aumentar a capacidade da rede.

Chamado a Bitcoin Cash (BCC), o programa promete dar um fork nos softwares e transações da bitcoin existentes. E no processo dará a todos usuários de bitcoins novos tokens de criptomoedas em um novo blockchain com regras diferentes.

Se os usuários possuírem 2 BTC, isso significa que eles agora poderão reivindicar 2 BCC na cadeia Bitcoin Cash, um movimento que poderia gerar milhões de dólares em valor novo para os comerciantes.

Não sem precedentes, um evento semelhante ocorreu no ethereum no verão passado, quando membros dessa comunidade criaram uma nova criptomoeda para protestar contra uma decisão dos desenvolvedores.

No entanto, esperava-se que esse tipo de incerteza estivesse assustando os comerciantes, mas de acordo com o operador de gateway Ripple, Rafael Olaio, o resultado final é indiferente. Com a criação da nova rede, Olaio e outros esperam que os comerciantes se mantenham firmes antes de reivindicar seus novos fundos.

Ele disse ao CoinDesk:

“As pessoas querem dobrar suas moedas. Ninguém está vendendo bitcoin”.

No geral, os analistas deram diversas opiniões sobre o que poderia se desenvolver nos próximos meses, comentando o que eles acreditam que possa ter impacto imediato e a longo prazo devido a criação de uma nova criptomoeda similar ao bitcoin.

No entanto, é importante notar que nem todos os comerciantes acreditam que a Bitcoin Cash atenderá a esta definição.

Arthur Hayes, fundador da plataforma de negociação de derivados criptográficos BitMEX, por exemplo, observou que “teoricamente” o lançamento do Bitcoin Cash deve fazer com que o preço do bitcoin diminua. Ainda assim, ele questiona se isso realmente acontecerá, pois, historicamente, os comerciantes não foram receptivos com ativos que tentaram competir com o bitcoin.

“Houve muitas distribuições similares com base na propriedade de bitcoin que não causaram tal queda no preço, incluindo amêijoas bitcoin, byteball, etc. Eu acho que a distribuição Bitcoin Cash terá um impacto mínimo ou nenhum sobre o preço bitcoin“, disse ele.

Hayes continuou:

“Eu não acredito que a maioria dos detentores esperam a longevidade dessa cadeia após o ponto em que investem seu” dinheiro livre “para comprar bitcoin”.

Confusão do consumidor

Talvez a maior preocupação entre os comerciantes, no entanto, não era como os dois ativos iriam competir em condições equitativas, mas o que poderia acontecer se o mercado não oferecesse tal similaridade.

Charles Hayter, co-fundador do serviço de troca de criptomoedas CryptoCompare, por exemplo, declarou que acredita que os consumidores podem ser enganados pela opção de escolher entre duas moedas concorrentes – e ele não estava sozinho.

A longo prazo, essas duas variantes causarão confusão com a sua denominação semelhante, é algo que sem dúvida causará alguns problemas“, disse ele.

Marc Van der Chijs, um empreendedor de série e VC holandeses, acredita que compradores com más intenções poderão maliciosamente procurar criar confusão entre os dois ativos como forma de lucrar.

Eu poderia imaginar golpistas vendendo bitcoin de pessoas com um desconto e depois dar-lhes BCC em vez de BTC”, disse ele a CoinDesk. “Essas histórias tornarão potenciais investidores de varejo ainda mais preocupados com a compra de suas primeiras moedas”.

Por causa de problemas como estes, e outros talvez imprevistos, Van der Chijs espera que o preço combinado do bitcoin e da Bitcoin Cash caia para US $ 2.700, o preço médio recente da bitcoin observado no Índice de Preços Bitcoin da CoinDesk (BPI).

“Por causa da incerteza, as pessoas podem mudar de BTC e BCC para ETH ou outras moedas. Então, eu não acho que isso é bom pelo preço do bitcoin“, disse ele.

 

ETC

Ainda assim, outros observadores do mercado procuraram enfatizar que um fork no bitcoin pode ser menos competitivo por causa do efeito da rede sólida que a moeda possui.

Ao contrário do ethereum classic, que se separou de uma rede de ethereum em menos de um ano em sua operação, o argumento é de que o preço do BTC permanecerá mais robusto simplesmente porque já beneficia uma rede mais ampla de partes interessadas e infraestrutura mais desenvolvida.

“A Bitcoin é mais como a moeda, não como o ethereum. Muitas infraestruturas, como os serviços de pagamento, que são construídos e implementados em muitos lugares já”, disse Takao Asayama, CEO da troca de criptografia Zaif.

Kevin Zhou, operador do fundo de hedge de cripto Galois Capital, respondeu de forma semelhante, que ele acredita que a mudança pode causar “desequilíbrio” entre as duas tecnologias concorrentes.

Ainda assim, os comentários de Zhou sugerem que ele vê isso como algo positivo:

Esse tipo de diferenciação permite que o capital entre seletivamente em qualquer lado sem comprar o pacote combinado onde ele pode não ter entrado“, disse ele.

 

O que esperar

Quanto ao que poderia acontecer agora, parece que é um palpite de alguém.

Enquanto os mineiros e os desenvolvedores estão reivindicando, ainda é possível que o código necessário para criar a quebra não seja apresentado. Outros preocupam-se que, se isso acontecer, poderia inaugurar um período de alta volatilidade que, ao mesmo tempo em que beneficia os comerciantes avançados, afastará os investidores mais ocasionais.

O investidor Vinny Lingham, há muito conhecido por suas predições de preços de bitcoin, indicou que ele manteria a maior parte de seu capital fora dos mercados antes do que ele espera que sejam “meses turbulentos” para o protocolo.

O alto risco é igual a uma alta recompensa, mas também há chance de  perdas no portfólio. Não gosto do que estou vendo, então vou me sentar à margem um pouco mais“, disse ele.

Quanto aos conselhos práticos, Zhou, como outros, enfatizou que os comerciantes que desejam participar de qualquer negociação devem retirar o bitcoin das trocas sobre a chance de não oferecer suporte para a nova cryptomoeda.

Embora ele recomendasse isso como o caminho mais rápido para “despejar BCC”, o conselho ainda é útil para comerciantes bitcoin que desejam especular ao longo de linhas partidárias.

Zhou concluiu:

“Eu recomendo tirar o BTC das trocas”.

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.