NFT de Edward Snowden foi vendida por US$ 5,4 milhões 

“Stay Free” é uma obra de arte que combina a imagem de Snowden e uma decisão judicial.

Uma obra de arte NFT criada por Edward Snowden foi vendida por US$ 5,4 milhões na Ethereum.

“Stay Free” retrata o americano exilado com a mão no queixo como uma estátua moderna de Rodin. Olhe mais de perto, no entanto, e você verá que a imagem foi formada a partir das páginas de uma decisão do tribunal de apelações dos EUA.

Como o governo ganhou o caso, Snowden continua persona non grata nos Estados Unidos. Em 2013, enquanto o analista de informática trabalhava para agência de segurança, ele começou a vazar documentos sigilosos para a imprensa. Pouco depois de ser acusado de espionagem, Snowden voou para a Rússia, onde obteve asilo e, em seguida, residência.

O primeiro NFT de Snowden, a arte chamada de Stay Free, foi vendido por 2.224 ETH.

NFTs são tokens digitais exclusivos que geralmente vêm na forma de obras de arte, cartões comerciais ou outros itens colecionáveis. Existe apenas uma edição de “Stay Free”, o que significa que o vencedor do leilão, @PleasrDAO (fã do artista digital ppleasr, que também vende NFTs), tem a única cópia da obra.

“Cinco milhões de dólares vindos do @PleasrDAO. Parece que toda a equipe da @FreedomOfPress está assistindo ao vivo, e nunca vimos nada parecido com isso. Isso é mais do que um espetáculo – isso é drama. Todos os olhos se voltam para o azarão.” Disse Snowden em seu Twitter.

De acordo com Snowden, a receita irá para a Freedom of the Press Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada em 2012 que desenvolve ferramentas de comunicação e cripto de código aberto, além de monitorar a liberdade de imprensa. Como presidente da fundação, Snowden atua no conselho ao lado de John Cusack, o jornalista Glenn Greenwald e Daniel Ellsberg, o repórter da era do Vietnã mais conhecido por enviar os documentos do Pentágono ao New York Times.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.