NFT para caridade: primeira arrecadação de fundos do ACNUR para o Afeganistão

Para comemorar seu 70º aniversário, o ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, lançou a primeira coleção de NFTs de caridade para arrecadar fundos para o Afeganistão.

Hani Abbas supostamente trabalhou com a associação nacional parceira da Suíça para o ACNUR para lançar a primeira venda de NFT (Token Não Fungível) da agência.

Abbas criou sete cartuns, dos quais dez cópias de cada um serão convertidas em ativos digitais exclusivos e vendidos como NFTs no mercado da OpenSea, com o objetivo de arrecadar fundos para a resposta do ACNUR à crise no Afeganistão.

A coleção, chamada de “Windows“, refere-se às experiências significativas de Abbas, que cresceu em Yarmouk, um campo de refugiados palestinos na periferia sul da capital síria, Damasco.

Na entrevista, Abbas teria descrito esta coleção da seguinte forma:

“Qual é o significado das janelas no meu coração? Eles são nossas janelas para ver o país, para ver as pessoas – para nos conectarmos com elas e ouvi-las. Em 2011, após quatro meses de conflito, desenhei a primeira janela – um prédio destruído com apenas uma janela ainda de pé, e um jovem esperando do lado de fora com uma flor para ver seu amor, que se foi. Representa o que perdemos. Desenhei outras figuras que deixaram tudo para trás, mas levam uma janela com elas, porque a janela é sua memória. Tenho minhas próprias idéias e sentimentos sobre as imagens, mas espero que todos que olharem para elas possam ver o efeito da guerra nas pessoas. Espero que todas as pessoas que têm problemas em seus países possam sair”.

NFT ajuda o Afeganistão: missão do ACNUR.

Como Abbas, que conseguiu escapar com sua família em sua vida, primeiro se mudando para o Líbano e depois buscando asilo na Suíça, o ACNUR também conseguiu entrar e explorar o mundo da NFT para fins de caridade.

Na verdade, o dinheiro arrecadado com a venda será usado para apoiar a população do Afeganistão. A decisão do ACNUR de começar com Abbas também se deve à popularidade que o cartunista ganhou ao longo dos anos.

Abbas apareceu em publicações como Le Temps et La Liberté na Suíça e Le Monde na França. Ele também é membro da organização Cartooning for Peace, uma rede de cartunistas da imprensa comprometida com a promoção da liberdade e da democracia. Em 2014, Abbas recebeu o Prêmio Internacional de Cartum Editorial em Genebra.

Questionado especificamente sobre NFTs, Abbas respondeu:

“Eu não tenho nenhuma experiência nisso – eu apenas faço os desenhos! Mas todo cartunista quer que seu trabalho seja visto, e eu apoio essas novas ideias. Qualquer coisa que ajude as pessoas e explique as difíceis condições e problemas que enfrentam, e permita que outras pessoas as apoiem. É uma ideia nova e, quando ouvi falar, adorei. Esperamos que agora consiga chamar a atenção para os problemas dos afegãos e, claro, dê dinheiro para eles, porque precisam”.

Tokens Não Fungíveis para caridade.

O ACNUR parece não ser o primeiro a se juntar ao mundo dos Tokens Não Fungíveis para fins de caridade. No verão passado, até mesmo Sua Santidade o Papa Francisco lançou sua primeira coleção de obras de arte do NFT , com a renda revertendo para a Fundação Scholas Occurrentes.

Assim, enquanto o ACNUR pensa em apoiar uma população em guerra e o Papa uma fundação para a educação, outra pessoa usou a fórmula NFT de caridade para problemas ambientais.

Em março de 2020, a F1® Delta Time lançou um NFT “Australia Edition 2020” com um leilão de caridade especificamente para apoiar os esforços de recuperação de incêndios florestais na Austrália.

A mesma ideia foi replicada na Itália em julho passado, quando a associação cultural The AB Factory, com a participação de Antonio Marras do HACKATAO e outros artistas internacionais, disponibilizou suas obras digitais do NFT para apoiar a Sardenha, que foi atingida por um violento incêndio.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8