NFT: Vasco da Gama e Binance contra o racismo

O Clube de Regatas Vasco da Gama anunciou o lançamento de uma coleção de NFTs em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

A principal provedora mundial de ecossistema de blockchain e infraestrutura de criptomoedas, Binance, fez parceria com o clube de futebol do Rio de Janeiro, Vasco, pioneiro em aceitar jogadores negros em seu elenco, para lançar NFT no seu mais novo portal virtual de NFTs.

Essa série especial de NFTs tem como objetivo marcar a estreia do Vasco da Gama no universo dos tokens não fungíveis. A coleção, além da Binance como parceira, também conta com a BrasilNFT e tem o nome de “Espelho de 1924 para o futuro!” e traz cinco artes digitais em NFT.

O projeto foi idealizado por Helio Ricardo Rainho, Etnógrafo e Mestre em História e Bens Culturais, e pelo artista visual Juan Calvet.

As peças podem ser visualizadas em alta resolução no site do Vasco. Como outros NFTs, as imagens podem ser baixadas e compartilhadas gratuitamente, a parte que será vendida é um código verificável via blockchain.

O Vasco é conhecido por participar ativamente na luta antirracista, desde os primeiros anos de sua história, como no famoso episódio em que o time se recusou a assinar o ofício que tentava banir jogadores negros da Liga, em 1924. Os NFTs lembrarão a carta, que ficou conhecida como Resposta Histórica, e quase 100 anos depois ainda é motivo de grande orgulho para seus torcedores.

O Vasco tem orgulho de sua história e nada mais simbólico que, em nossa estreia no mercado de NFTs, exaltássemos ainda mais nossa tradição e posicionamento. O Clube aos poucos apresentará diversas iniciativas na área digital e registra mais uma vez seu posicionamento pioneiro ao lançar estes NFTs em uma data tão importante. – diz Luiz Mello, CEO do Vasco.

A gerente geral da Binance no Brasil, Mayra Siqueira, diz que:

“A Binance está muito entusiasmada com essa parceria. Cada vez mais percebemos um movimento interessante em clubes de futebol que estão entrando no universo cripto. Ver o Vasco da Gama usar a tecnologia blockchain para difundir essa mensagem antiracista é muito gratificante”.

Essa não será a única iniciativa do Vasco no segmento de NFTs. Luiz Mello, afirma que “o clube aos poucos apresentará diversas iniciativas na área digital”. O próximo projeto deverá será uma coleção de NFT infantil realizado de forma colaborativa com crianças de todo o mundo.

O projeto inédito de NFTs busca inserir a marca Vasco da Gama em um contexto internacional dentro de uma unidade de negócio cada vez mais relevante, que é o mercado da arte digital e dos investimentos em tokens não fungíveis, além de consolidar, através das técnicas do fanfiction e do storytelling, narrativas sobre feitos históricos do clube para torcedores, colecionadores e demais aficcionados.

Binance e a visão no futebol.

Binance tem se voltado cada vez mais para o mercado esportivo. Nas últimas semanas, a empresa virou parceira comercial do FC Porto, lançando um fan token exclusivo do clube português em sua plataforma.

A Binance também se tornou recentemente a mais nova parceria de Luis Suarez, atacante uruguaio do Atlético de Madrid, e anunciou coleções em NFT de ex-atletas que marcaram época no futebol italiano.

Segundo o CEO da exchange, Changpeng Zhao (CZ), a tecnologia cripto possui o potencial para mudar a economia do futebol e demais esportes.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8