NFTs são a última moda cripto, mas o que são realmente?

NFTs autenticam a originalidade de produtos digitais

Se você tem seguido manchetes de tecnologia ou financeiras recentemente, talvez tenha se deparado com NFTs uma ou duas vezes. NFT significa token não fungível e, na mais simples das explicações, é um tipo especial de token criptográfico usado para criar e verificar a propriedade de bens digitais.

Pegue uma obra de arte física, por exemplo, como a Mona Lisa. Existe apenas um original e foi autenticado como único, mas existem muitas, muitas reproduções e cópias. Você pode acessar a internet e obter inúmeras imagens da pintura ou ir ao eBay e comprar uma reprodução por uma fração do valor do original.

No mundo da economia, fungibilidade significa que um produto ou uma parte de um produto é intercambiável. O ouro é um bom exemplo de algo fungível. Em seu estado puro, uma determinada quantidade de ouro é intercambiável com a mesma quantidade de ouro, independentemente de sua forma.

2021 03 09 image 19

Por definição, algo que não é fungível não é mutuamente intercambiável. Considere a indústria de carros de colecionador, onde o termo “números correspondentes” é frequentemente usado para descrever um veículo com componentes originais. Esses carros são muito procurados pelos colecionadores devido à sua originalidade e escassez, embora novas versões dessas mesmas peças possam ser remanufaturadas hoje com exatamente as mesmas especificações.

Em essência, um NFT é muito parecido com um certificado de autenticidade para produtos digitais, como fotos e animações. Claro, você pode fazer cópias exatas de uma peça de arte digital até ficar com o rosto roxo, mas com um NFT anexado, você tem a prova de que seu produto digital é autêntico e original.

Tudo acontece por meio de um livro-razão público, uma blockchain, que registra toda a cadeia de propriedade desde o início dos NFTs.

Pode parecer bobagem que alguém esteja disposto a pagar um prêmio por algo como uma foto ou um MP3 que pode ser clonado várias vezes de graça, mas esse é o mundo em que vivemos. Algumas pessoas têm o dom de possuir algo único, e eles estão dispostos a pagar muito dinheiro por esses direitos.

https://www.youtube.com/watch?v=C4wm-p_VFh0

No mês passado, o músico Grimes arrecadou cerca de US $ 6 milhões com a venda de arte digital no Nifty Gateway. Poucos dias atrás, uma obra de arte original de Banksy foi comprada, digitalizada e queimada por um grupo de criptomoedas. O NFT digitalizado foi então vendido por 228,69 Ethereum, ou cerca de $ 380.000 no momento da venda.

Fonte: TechSpot 

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.