Nigéria acaba de receber sua primeira ATM de Bitcoin

Instalação de AMT na Nigéria é de extrema importância, ainda mais tendo em conta o interesse dos nigerianos por Bitcoin

Segundo informações do site Block News África, a Nigéria se tornará agora o oitavo país do continente africano a receber uma ATM de Bitcoin. A máquina será instalada na cidade de Lagos, a maior e mais desenvolvida do país.

Se analisarmos com cuidado a relevância do BTC para o país, fica até difícil compreender o motivo de só agora estar sendo instalada uma ATM de Bitcoin na Nigéria.

Para se ter uma ideia, trata-se do país com maior engajamento de pesquisas sobre Bitcoin (de acordo com dados do Google Trends em todo o mundo nos últimos 12 meses, conforme mostra a imagem abaixo.

nigéria bitcoin google trends

E se isso ainda não fosse suficiente, se olharmos a mesma lista, mas dessa vez com um filtro temporal de 5 anos… novamente a Nigéria em 1º lugar:

nigéria bitcoin google trends

Tamanho interesse reforça muito a ideia de que o Bitcoin pode ser melhor aproveitado por países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, principalmente aqueles localizados na África e nas Américas.

A imagem acima ilustra muito bem isso quando mostra que dos cinco países com maior engajamento de buscas por Bitcoin no Google Trends, três são do continente africano. Nesse sentido, é bastante plausível pensarmos na África como uma grande oportunidade de adoção em massa para o Bitcoin e demais criptomoedas.

Blockstale BTM

O Block News África ainda informou que a instalação da ATM foi realizada pela empresa Blockstale BTM, que segundo informações de seu CEO, planeja instalar pelo menos outros 30 terminais em todo o país até o final do ano:

“Apesar de todas as incertezas legais sobre criptomoedas na Nigéria, os nigerianos são os maiores comerciantes de cripto da África”, disse Daniel Adekunle, CEO e fundador da Blockstale.

A nova ATM soma-se à outras 14 instaladas em 7 países pelo continente: 7 caixas eletrônicos de Bitcoin na África do Sul, 2 em Gana e 1 no Quênia, Botsuana, Zimbábue, Djibuti e Uganda.

infographic on bitcoin atms in africa location makers

Por seu tamanho territorial e populacional, além de ser a maior economia da África, a Nigéria não pode ser desprezada como uma possível potência para o Bitcoin. Um lugar onde a adoção em massa pode ser não apenas possível, mas facilitada pelas condições existentes.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.