Nigéria anuncia eNaira, sua moeda digital

A criptomoeda, que deveria ter sido lançada ainda este ano, foi adiada para o ano que vem.

Muhammadu Buhari, presidente nigeriano, está prestes a anunciar o lançamento, além de maiores detalhes sobre a eNaira, criptomoeda estatal controlada por seu banco central.

Em documento oficial publicado no sábado (23), foi informado que Buhari trará novos dados oficiais a respeito do lançamento ainda hoje (25), diretamente de seu gabinete, em Abuja.

“O lançamento da eNaira é a culminação de vários anos de pesquisa de parte do Banco Central da Nigéria (CBN), ultrapassando os limites do sistema de pagamento para tornar as transações financeiras mais fáceis, intuitivas e acessíveis a toda a sociedade”, afirmou Osita Nwanisobi, diretor de comunicação do banco central.

Transparência e acessibilidade

O Banco Central da Nigéria publicou um paper (em inglês) com informações técnicas a respeito da criptomoeda.

Uma das maiores preocupações da entidade é lançar seu ativo digital em tempo hábil, além de garantir o máximo de segurança através do desenvolvimento da arquitetura de sua blockchain. Além disso, o banco central está dedicando seus esforços para educar sua população a respeito do uso da nova tecnologia.

Por último, o banco central informou que a eNaira também poderá ser utilizada em modo offline. Tendo em vista que cerca de 51% da população nigeriana tem acesso à internet, saber que será possível utilizá-la sem estar conectado é um ponto positivo para a acessibilidade.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a mais tenra juventude. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.