Nigéria quer regulamentar stablecoins para ofertá-las

Banco Central da Nigéria, quer ofertar as stablecoins e para isto, cogita trabalhar com as autoridades para desenvolverem uma estrutura regulatória
O Banco Central da Nigéria (CBN) disse que desenvolveria uma estrutura regulatória para reconhecer as stablecoins e ofertas iniciais de moedas como uma classe de investimento.
O Banco Central disse também em seu relatório “Payment System Vision 2025” que as stablecoins privadas evoluíram para se tornarem um mecanismo de pagamento bem-sucedido no país, daí a necessidade de regular suas operações.
Além disso, o Banco Central que trabalhará em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC) para regular as soluções de investimento baseadas na oferta inicial de moedas (ICO).
De acordo com o Banco Apex, as ICOs, se devidamente regulamentadas, podem servir como uma nova abordagem para as startups fazerem crowdfunding e arrecadar fundos para seus projetos. Além disso, as ICOs seriam reconhecidas como um instrumento de investimento, que pode se orgulhar do investimento estrangeiro direto do país.
O CBN disse que continuará apoiando as inovações baseadas na tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), pois a considera um potencial facilitador da transformação na economia nigeriana.
Nigéria se tornando pró-cripto
O desenvolvimento recente na Nigéria mostra que o governo esta gradualmente deixando de ser duro com os investidores em cripto para defender medidas pró-cripto.
Há cerca de um ano, os investidores de criptomoedas nigerianos tiveram suas contas bancárias bloqueadas, a ordem foi dada diretamente pelo CBN.
Não obstante, os nigerianos não se intimidaram em seu amor pelas criptomoedas, já que mais de 26% relataram possuir pelo menos um cripto ativo em 2022. Além disso, o país foi reconhecida como o número um, no continente África, liderando a adoção do Bitcoin.
Enquanto isso, o CBDC, ‘e-Naira’, apoiado pelo governo, registrou uma taxa de adoção de 0,5%, o que é considerado muito baixo para o projeto de 14 meses.
No entanto, o legislador nigeriano, Babangida Ibrahim, divulgou que a SEC foi definida para reconhecer as criptomoedas como uma classe de investimento.


Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future