Northern Trust está auxiliando fundos de cobertura a investirem em Bitcoin
A gigante dos serviços financeiros Northern Trust, que está na 486ª posição na lista das 500 maiores companhias dos Estados Unidos elaborada pela Forbes, começou a adentrar o ecossistema das criptomoedas.
Leia mais: Walltime vence disputa legal contra a Caixa Econômica Federal, após o banco congelar sua conta
Northern Trust oferece serviços para fundos de cobertura “cripto curiosos”
A Forbes relatou que a empresa de 129 anos, localizada em Chicago, que agrega diversos investidores institucionais, corporações e indivíduos com patrimônios avaliados em fortunas, começou a abrir alguns de seus serviços para fundos de cobertura de criptomoedas, enquanto explora como integrar blockchain em sua divisão privada de participações.
Segundo a publicação, a Northern Trust tem trabalhado durante meses com três fundos de cobertura do mainstream, tendo estes adicionado furtivamente investimentos em criptomoedas a seus portfólios, conforme buscam ganhar exposição no nascente cripto mercado.
A Northern Trust tem cerca de US$10,7 trilhões em ativos sob sua custódia e administração, segundo seu site. Atualmente, a empresa não está responsável pela custódia direta de cripto ativos, embora a companhia esteja fornecendo serviços administrativos a fundos de cobertura e instituições cripto curiosas, como ajudá-los a definir valores em seus investimentos, assisti-los com as regras anti lavagem de dinheiro (AML) e verificando se os serviços de custódia contratados por eles estão realmente com os cripto ativos que eles indicam nos balanços.
Leia mais: Tecnologia prometida pelo Telegram em ICO é vulnerável a ataques, revelam pesquisadores
Coração mole para Bitcoin
Esta revelação, juntamente com a recente notícia de que a PwC (uma integrante das “Big Four”) concordou em auditar a Tezos Foundation, que supervisiona os ativos angariados durante a oferta inicial de moedas (ICO) de cripto projetos, é o maior sinal de que serviços financeiros estabelecidos no ramo tradicional das finanças estão reconhecendo que a indústria das criptomoedas é um mercado que eles não podem mais ignorar.
Pete Cherecwich, presidente de serviços corporativos e institucionais do Northern Trust, disse à Forbes que, embora a empresa esteja declarando sua cautela em relação à tecnologia blockchain, ela também está se preparando para um futuro no qual os próprios governos emitirão suas moedas em um blockchain. Ele afirmou:
“Eu acredito que governos digitalizarão suas moedas, optando por trocar uma espécie de token digital — um token do dólar americano — contudo, o dólar americano ainda está em algum cofre por aí, ou lastreado pelo governo. Como eles farão isso? Eu não sei. Mas eu acredito que eles chegarão lá.”
Cherecwich afirmou ainda que a empresa possui uma equipe com mais de doze especialistas em tecnologia e participações privadas, que estão trabalhando para produzir um conjunto de serviços construídos sobre o blockchain empresarial e permissionário Hyperledger Fabric.
No ano passado, um executivo da Northern Trust pediu uma regulamentação cautelosa em relação à tecnologia blockchain, alertando que uma base de dados nunca foi regulamentada, havendo um perigo potencial em uma ação que consiste na definição rápida demais de regras para a indústria.
Leia mais: Balanço Geral das Criptos no mês de Julho e em 2018
Fonte: CCN