Norton Antivírus possibilita minerar Ethereum

norton01 interna
Agora é possível minerar Ethereum por meio do Norton 360. Imagem: Reprodução

A empresa de segurança digital incluiu um software de mineração de Ethereum (ETH) em seu software de proteção; a funcionalidade está desativada por padrão, mas pode ser ativada pelo usuário a hora que quiser.

Mineração em segurança

A NortonLifeLock, empresa responsável pelo desenvolvimento do popular Norton Antivírus, lançou recentemente uma nova funcionalidade à sua suíte: usuários do Norton 360 podem ativar o software de mineração de Ethereum (ETH) e fazer uso de seu próprio hardware para a empreitada.

Trata-se do Norton Crypto, software embutido na suíte de proteção contra malware e ataques hacker. Apesar de a funcionalidade ter sido anunciada em meados de junho do ano passado, só agora que foi disponibilizada para assinantes da solução digital.

Por padrão, o sistema de mineração está desabilitado – afinal, minerar criptomoedas é um serviço que consome muita performance do computador. Porém, o usuário pode ativá-lo a hora que quiser e começar a criar tokens.

Taxa abusiva

Apesar da iniciativa da empresa, muitos usuários ficaram descontentes. É necessário pagar uma taxa de 15% sobre os tokens minerados para utilizar o aplicativo proprietário.

Tendo em vista que os custos relacionados a equipamentos e energia ficam a cargo dos utilizadores, a taxa cobrada pela NortonLifeLock pode tornar a mineração proibitiva por meio de seu aplicativo em vários países.

Outras empresas cobram taxas próximas a 2%, semelhantes às praticadas pelas pools de mineração.

Curiosamente, o Avira Antivírus, que também é controlado pela NortonLifeLock, oferece uma solução gratuita para mineração de Ethereum. Não se sabe, no entanto, qual será a taxa praticada pela utilização do software.

Fake news

Alguns usuários começaram a espalhar notícias falsas a respeito do aplicativo, a exemplo de Cory Doctorow, em seu Twitter:

“Isto é absurdo pra c*****o. Norton “Antivírus” agora instala sorrateiramente software de mineração de cripto em seu computador e ARRANCA UMA COMISSÃO.”

Apesar de o software fazer parte da suíte de segurança do Norton, ele não é ativado automaticamente. É necessário que o usuário ligue a funcionalidade para que comece a funcionar.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.