Notas físicas de Bitcoin são lançadas em Singapura

Uma fabricante de notas inteligentes para ativos digitais lançou notas físicas de bitcoin em uma loja em Singapura. Criadas para tornar a posse e circulação de criptomoedas fáceis como usar dinheiro de papel, elas estão atualmente disponíveis em quantidades de 0,01 e 0,05 BTC.

Leia mais: Novo projeto Ethereum visa tokenizar itens em jogos eletrônicos

Notas de Bitcoin são lançadas em Singapura

A fabricante de notas para ativos digitais, Tangem, anunciou o lançamento de notas inteligentes de Bitcoin durante a Megafash Suntec City em Singapura ontem.

O anúncio declara:

“Disponível imediatamente em quantidades de 0,01 e 0,05 BTC, as notas da Tangem melhorarão radicalmente a simplicidade e segurança para adquirir, possuir e circular criptomoedas para usuários sofisticados e novatos.”

Com unidades situadas em Zug e Hong Kong, a Tangem também tem escritórios em Singapura, Moscou e China, segundo seu site.

A companhia diz que está:

“Entregando o primeiro carregamento com 10 mil notas para parceiros e distribuidores ao redor do mundo, como pilotos comerciais.”

Leia mais: Reddit habilitará novamente pagamentos em criptomoedas, dando ainda suporte para Ethereum e Litecoin

Como as notas inteligentes da Tangem funcionam

A Tangem explica que suas notas inteligentes são comparáveis a notas de papel, baratas o bastante para entregar. Citando a facilidade de uso das mesmas, a companhia afirma que não há uma infraestrutura especial, nenhuma aplicação complicada – apenas toque a nota com um smartphone compatível com NFC para que 100% dos ativos estejam válidos.

Transferir a propriedade das notas é anônimo e instantâneo, alega a Tangem.

“Fisicamente entrega o conteúdo junto com a chave privada do blockchain. Sem custos transacionais, sem necessidade de aguardar uma confirmação.”

Além disso, a companhia afirma que suas notas são equipadas com uma tecnologia de proteção EAL6+ para todas as criptomoedas. Chaves privadas sem possibilidade de recuperação impedem a reprodução da carteira e seus ativos.

Seu competidor, Opendime, já oferece há algum tempo um produto físico com propósito semelhante, porém, mais parecido com um drive USB, sem quantias impressas nele.

1*F6An0D8LaTHRirg6Hv3kUw

Questões de segurança

O hardware da Tangem é baseado no semi condutor da Samsung S3D350A. A companhia alega oferecer a primeira solução em hardware de armazenamento do mercado, com todos os eletrônicos e criptografia certificados pelos padrões EAL6+ e EMVCo.

Como todo produto com firmware embutido da esfera das criptomoedas, audições de segurança e códigos open source são fundamentais para ganhar a confiança dos usuários, fazendo com que eles tenham certeza de que a companhia não tem acesso aos fundos armazenados no produto. Enquanto esta matéria é redigida, o único código disponível para o público da Tangem se dá para aplicativos Android e iOS no Github.

Contudo, a companhia alega que compartilhou seu código fonte com uma empresa de segurança suíça, Kudelski Group, acrescentando que esta empresa completou uma revisão aprofundada e compreensiva sobre a arquitetura do produto.

Leia mais: Projeto de lei sul coreano visa legalizar novamente ICOs no país

Fonte: Bitcoin.com