Nouriel Roubini dispara contra as criptomoedas no Twitter

O professor e consultor financeiro se refere ao recente debate com o CEO da BitMex. Roubini teria se pronunciando fortemente contra as criptomoedas e a metodologia da exchange

O economista e professor da Universidade de Nova York, Nouriel Roubini, reconhecido crítico dos criptoativos, voltou a falar publicamente contra as criptomoedas. Dessa vez, a fonte é um tweet recente, que provoca o CEO e co-fundador da BitMEX, Arthur Hayes. O post foi repercutido em matéria da versão eletrônica do Vancouver Sun.

Na postagem, Roubini se refere ao recente debate entre os dois durante o Asia Blockchain Summit. O evento ocorreu em Taipei nos últimos dias 02 e 03 de julho. No centro da polêmica está o fato de Hayes ter os direitos sobre o vídeo da participação dos dois e não ter permitido transmissão ou gravações pelo participantes. O executivo da BitMEX prometeu lançar trechos posteriores. Mas foi acusado por Roubini de estar se escondendo.

Conforme a imagem abaixo, do post do Twitter, Roubini chama a postura de golpe. Em tradução livre, o texto diz:” Outro golpe do @CryptoHayes: ele não permitiu que a conferência blockchain gravasse nosso debate ou transmitisse ao vivo. Ele controla a única gravação e lançará apenas “destaques” muito editados. Eu destruí @CryptoHayes no debate e ele está se escondendo. LIBERE A FITA, COVARDE!

roubini
Fonte:Twitter

O contexto do debate

De fato, os relatos dão conta de que, citando alguns escândalos recentes, Roubini teria criticado duramente os princípios das criptomoedas. Para o CEO da Roubini Macro Associates, empresa de consultoria financeira, há falhas na tecnologia e na segurança desses ativos. Além disso, falhas de conveniência também foram apontadas pelo professor.

Para além de atacar os ativos criptografados em si, Roubini não poupou a Bitmex. Na visão dele, a BitMex, contraria os regulamentos AML / KYC e pratica insider trading, associado ao uso de informações privilegiadas em negociações. Ele ainda foi além citando as taxas elevadas e o fato de a operadora “fecar os olhos” para as operações ilegais.

Por outro lado, Hayes reconheceu a existência de atores mal-intencionados, bem como a necessidade de incrementar os sistemas de pagamento associados aos ativos digitais. No entanto, o CEO da BitMex, também destacou que as criptomoedas podem ser valiosas. Isso por permitirem operações financeiras sem intervenção governamental.

COM INFORMAÇÕES DE: VANCOUVER SUN

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.