Anúncio de nova blockchain e reunião dos reguladores da América Latina no evento “Modular”
A primeira edição do evento “Modular”, organizado pela Ripio, destacou a colaboração no ecossistema e trouxe novidades relevantes sobre o mercado
A 1ª edição do Modular, o megaevento organizado pela Ripio, ocorreu na Usina del Arte em Buenos Aires com a presença de mais de 1000 participantes que testemunharam 21 painéis com mais de 80 palestrantes e moderadores convidados. Uma grande variedade de tópicos de interesse para o setor foi abordada, desde stablecoins, DeFi, serviço cripto B2B, blockchain e IA, até um dos tópicos mais relevantes: regulamentação cripto, com a destacada participação dos reguladores da Argentina, Brasil e Uruguai. O evento também pode ser acompanhado por transmissão ao vivo e foi gravado no canal do YouTube da Ripio.
Segundo Sebastián Serrano, CEO e Cofundador da Ripio, que recepcionou e deu início ao evento:
O objetivo do Modular é que os participantes saiam mais enriquecidos, com mais ideias e contatos
que promovam a adoção cripto na América Latina, a fim de continuar construindo a nova economia
digital e o ecossistema cripto.
O evento contou com a presença da comunidade cripto e dos principais atores do setor, como VISA, Circle, Mercado Livre, Polygon, Banco Galicia, Stellar, Naranja X, Pomelo, Belo, Lemon, além de representantes de órgãos reguladores de renome, como BCRA, Banco Central do Uruguai, UFI e CNV.
Entre as novidades apresentadas, destaca-se a LaChain, uma blockchain de primeira camada rápida e de baixo custo, desenvolvida com o apoio de empresas com ampla experiência no setor, como Ripio, SenseiNode, Num Finance, Cedalio e Buenbit, e construída por meio da plataforma Polygon Supernets. Este projeto, feito por latinos-americano e para latinos-americano, visa o desenvolvimento de casos de uso que atendam às necessidades específicas de pessoas e instituições da região, como pagamentos no varejo, liquidação de transações internacionais, remessas e sistemas de Identidade Descentralizada (DID).
Na palestra “Muchachos: o estado da adoção de criptomoedas na Argentina”, moderada por Rodolfo Andragnes, Fundador e Presidente da ONG Bitcoin Argentina, reuniram-se os representantes das empresas cripto mais importantes localmente: Juan José Méndez, Chief Brand Officer da Ripio, juntamente com Marcelo Cavazzoli, CEO e Cofundador da Lemon, e Manuel Beaudroit, CEO e Cofundador da Belo. Na palestra, eles discutiram a história do setor no país e os próximos passos. “Somos concorrentes, mas não se trata de uma marca ou empresa específica. Isso é um movimento que busca trazer mais benefícios para todos, e estamos convencidos de que a revolução que propomos em cripto é a maneira de fazê-lo”, afirmou Manuel Beaudroit. Em linha com isso, o Chief Brand Officer da Ripio acrescentou: “esse tipo de espaço, como o Modular e outros eventos do setor, tem a característica de ser aberto a todos, buscando possibilitar a construção em conjunto”.
Por sua vez, a Ripio dividiu informações sobre a próxima versão de seu produto principal, a Ripio Wallet, que vai contar com um novo design, integração web3 e visualizações de trades mais avançadas. Assim, a wallet continua se consolidando como a única plataforma na América Latina onde os usuários têm acesso a 7 redes diferentes para operar com USDC e USDT. “Nosso aplicativo agora começa a desempenhar outro papel e isso requer abandonar a simplicidade para se tornar mais poderoso”, disse Serrano na primeira palestra.
Além disso, ele aprofundou sobre a unidade de negócios B2B da Ripio, que possibilita que bancos, fintechs e outras empresas possam ofertar a compra e venda, envio e recebimento de cripto a seus clientes. “Atualmente, por meio da Ripio B2B, fornecemos serviços para mais usuários do que os alcançados com a Ripio Wallet”, afirmou Sebastián.
Perto do encerramento, houve um painel de regulamentação que, sem dúvida, foi um tema bastante aguardado pelos participantes. Participaram os principais representantes dos órgãos reguladores dos países da Argentina, Brasil e Uruguai: Elio Grillo, Diretor de Supervisão da UIF; Patricia Tudisco, Superintendente de Regulação Financeira do BCU; Sebastián Negri, Presidente da CNV; Diego Diaz, Especialista em Pagamentos do BCRA; e Bernardo Sur, CEO da ABCRIPTO. Neste encontro, moderado por Alejandro Rothamel, Diretor Jurídico da Ripio, eles ofereceram um espaço interessante para discutir os próximos passos nessa área e fizeram uma comparação entre a situação dos diferentes países. “Todos os reguladores seguirão padrões internacionais, na Argentina não inventaremos nada. Além disso, haverá um trabalho de adaptação às necessidades locais, que incluirá audiências públicas, como sempre fazemos na CNV”, disse Sebastián Negri, Presidente da CNV.
A América Latina é um lugar com muito talento onde podemos construir as bases de uma economia
melhor, encerrou Serrano.
Além dos palestrantes já mencionados, o Modular contou com a participação de grandes figuras do ecossistema, como Santi Siri – Fundador da UBI DAO, Guilherme Cohn – Gerente Sênior de Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre, Ariel Sanchez – Gerente de Produtos de Investimento do Banco Galicia, Juan Fantoni – CCO e Cofundador da Pomelo, Aaron Marks – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Circle, Juan Ignacio Talento – CPO da Naranja X, entre outros. Também contou com apresentadores de luxo como Stephie Cherni e Juli Schulkin para conduzir todas as palestras ao longo do dia.
Essa primeira edição do MODULAR contou com o apoio da Circle, VISA e Think & Dev como principais patrocinadores e tem a perspectiva de se expandir para outros países da região nos próximos anos.
Business Partner
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future