Nova ferramenta do Twitter irá combater fake news

A nova ferramenta do Twitter irá adicionar mais contexto aos tweets sinalizados como fake news pelos usuários.

A desinformação no Twitter (WhatsApp, Facebook ou muitos outros canais sociais) é um problema que não vai embora. No entanto, para combater a propagação, o Twitter está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários sinalizar tweets para moderação. Se mais contexto for necessário, informações extras podem ser fornecidas na forma de notas adicionais. Isso deve tornar mais fácil para os usuários do Twitter discernir entre fato e ficção.

Chamado de “Birdwatch”, o novo recurso do Twitter está atualmente em desenvolvimento e foi originalmente descoberto pela engenheira reversa Jane Manchun Wong. Quando disponível, os usuários serão capazes de sinalizar tweets que podem incluir informações incorretas ou imprecisas para moderação. Se necessário, “Birdwatch Notes” será adicionado ao tweet, fornecendo mais contexto para os usuários do Twitter.

O Birdwatch estará aberto a contribuições de membros da comunidade, descrevendo-o como uma espécie de “vigilância do cidadão” para membros da comunidade do Twitter. O consultor de mídia social Matt Navarra encontrou mais recentemente evidências disso no aplicativo do Twitter no iOS , embora ainda não se saiba se haverá restrições sobre quem pode contribuir para o Birdwatch Notes.

É claro que a verificação de fatos do tweet está no centro de um debate envolvendo ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Depois de uma enxurrada de tweets em que o presidente criticava as cédulas enviadas por correio, o Twitter adicionou um alerta de checagem de fatos a uma série de atualizações do presidente. Trump então afirmou que o Twitter estava “interferindo nas eleições presidenciais de 2020”.

Ainda há muito a aprender sobre o Birdwatch – incluindo se pode ou não resultar na remoção total de alguns tweets da plataforma. Embora o Twitter não tenha discutido publicamente o Birdwatch, um porta-voz disse que a empresa está explorando maneiras de combater o compartilhamento de informações incorretas.

Eles acrescentaram: “A desinformação é um problema crítico e estaremos testando muitas maneiras diferentes de resolvê-lo.”

Fonte: TechSpot

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.