Novo aplicativo falso de carteira de criptomoedas é identificado na Play Store

Falso app tenta se passar por carteira da Trezor na Play Store

Recentemente um usuário do Reddit identificou um aplicativo na Google Play Store que representava uma versão falsa da carteira Trezor.

Utilizando o nome “Trezor Mobile Wallet”, o aplicativo aparentemente é a primeira tentativa de golpe com a marca, e sua falsidade foi apontada pelo próprio Satoshi Labs, desenvolvedor da Trezor.

De acordo com pesquisadores do ESET Reasearch, o aplicativo possui conexão com outro app falso de carteira chamado “Coin Wallet – Bitcoin, Ripple, Ethereum, Tether”, que atua desviando os fundos dos usuários. Aparentemente ambos os aplicativos foram desenvolvidos por meio de um modelo padrão vendido online.

A pesquisa aponta ainda que nenhum dano será causado aos usuários da Trezor, visto que a rede possui múltiplas camadas de segurança. Apesar disso, a Trezor alerta que os endereços de email coletados por meio do aplicativo podem ser utilizados posteriormente para campanhas de phishing voltadas aos usuários.

Aparentemente, o app só apresenta dados relacionados à Trezor na Play Store, visto que quando é instalado, apresenta a logo da Coin Wallet e não menciona a marca em sua interface.

A pesquisa aponta que cerca de mil pessoas realizaram o download do aplicativo, que apesar de prometer serviços de carteira, foi projetado para transferir ativos para o endereço dos autores do golpe.

A prática se tornou um tanto comum, visto a ascensão do mercado de criptomoedas.

Anteriormente o WeBitcoin noticiou que pesquisadores do ESET identificaram um aplicativo infectado com malware na Play Store. Este promovia o roubo de criptomoedas por meio da modificação do endereço na área de transferência no momento em que o usuário realiza uma transação. Os hackers desenvolveram o app representando o MetaMask, que aparentemente só estava disponível como uma extensão de navegador da Web para o Chrome, Brave, Firefox ou Opera.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli