Novo computador quântico está mais perto de ameaçar o Bitcoin

A Honeywell anunciou que seu mais novo computador quântico atingiu um volume quântico de 64.

O conglomerado da Carolina do Norte, Honeywell, aumentou as apostas na corrida da computação quântica, anunciando que sua mais nova máquina atingiu um volume quântico de 64 – o dobro do volume dos computadores quânticos operados pela IBM e Google.

Lançado em março deste ano, o novo computador quântico da Honeywell é “duas vezes mais poderoso que a próxima alternativa do setor”, afirma a empresa. “Isso significa que estamos mais próximos das indústrias que aproveitam nossas soluções para resolver problemas computacionais que são impraticáveis para serem resolvidos com computadores tradicionais”, afirmou em comunicado.

https://twitter.com/honeywell/status/1273710342061928465?s=20

“Está aqui! Nossos cientistas criaram o computador quântico com melhor desempenho”

O que é volume quântico?

O volume quântico é uma métrica criada pela IBM que mede os recursos e as taxas de erro dos computadores quânticos. Em comparação, a própria IBM anunciou que seu mais recente computador quântico, Raleigh, atingiu 32 pontos em janeiro.

No coração do computador quântico da Honeywell, há uma câmara de vácuo do tamanho de uma bola de basquete. A esfera contém um vácuo com cinco vezes menos partículas que o espaço sideral e é resfriada criogênicamente por hélio líquido a uma temperatura de apenas 10 graus Fahrenheit acima do zero absoluto – momento em que os átomos praticamente param de vibrar.

“Dentro da câmara, os campos elétricos levitam átomos individuais 0,1 mm acima de uma armadilha de íons, um chip de silício coberto de ouro do tamanho de um quarto. Os cientistas lançam lasers nesses átomos com carga positiva para realizar operações quânticas ”, explicou Honeywell.

https://twitter.com/IBM/status/1215298574906470400?s=20

“A era da computação quântica está aqui e pronta para enfrentar alguns dos problemas mais desafiadores do mundo”

De acordo com a Forbes, após o lançamento bem-sucedido do computador quântico, a Honeywell agora planeja emprestar comercialmente seus recursos a outras empresas. O serviço pode custar cerca de US$ 10.000 por hora, disse Tony Uttley, presidente da Honeywell Quantum Solutions.

Embora a Honeywell não tenha revelado quantos clientes já se inscreveram para usar seu computador quântico, a empresa compartilhou que tem um contrato com o JPMorgan Chase. A própria equipe de especialistas quânticos deste último provavelmente usará a máquina da Honeywell para realizar cálculos enormes, como a construção de modelos de detecção de fraudes, acrescentou a Forbes.

Uttley também disse que a conquista da Honeywell demonstrou que os computadores quânticos estão quase no ponto em que deixam de ser uma novidade fascinante dos romances de ficção científica e estão se tornando uma solução real para os problemas do mundo real.

No futuro, a Honeywell pretende aumentar o volume quântico de sua máquina em um fator de 10 a cada ano, atingindo uma pontuação de 640.000 em 2025, acrescentou Uttley.

Computadores quânticos podem quebrar o Bitcoin?

De acordo com um artigo de junho de 2017, um computador quântico precisaria ter cerca de 2.500 qubits de poder de processamento para quebrar a criptografia de 256 bits usada pelo Bitcoin. Se isso acontecesse, teoricamente seria possível para o proprietário do computador quântico assumir o controle da blockchain Bitcoin; nesse caso, é provável que o preço do Bitcoin zere.

Como reportamos anteriormente, quando o Google alcançou um avanço na computação quântica em novembro passado, os especialistas em blockchain alegaram que levaria pelo menos dez anos antes que isso se tornasse um problema para o setor. Outros prevêem que os computadores quânticos podem ser poderosos o suficiente para ameaçar o Bitcoin ainda em 2022.

Após o último anúncio da Honeywell, essa linha do tempo pode precisar ser revisada.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.