Novo golpe envia e-mail falso da Receita Federal

Um novo golpe envia e-mail da Receita Federal com multa por sonegar imposto de criptomoedas

Segundo informações do Portal do Bitcoin, um novo golpe envolvendo criptomoedas está circulando, estão enviando e-mails falsos da Receita Federal informando uma multa por sonegar impostos de Bitcoin, na tentativa de fazer um caso de phishing. 

O programador Bruno Silva, recebeu o e-mail no sábado (25), contendo seu nome e CPF. O e-mail informava uma multa de R$23.000 referente as movimentações com criptomoedas.

De acordo com a reportagem, o e-mail dizia: “para evitar a perda de seus ativos digitais será necessário realizar a Declaração retificadora isentando-se da multa no link abaixo”. 

O link malicioso supostamente baixaria a declaração, mas na verdade, seria um programa para ter acesso aos dados do computador onde o arquivo foi baixado. 

Segundo a especialista em Imposto de Renda, Ana Paula Rabello, a única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Na Central de Atendimento, é possível verificar pendências ou problemas. A Receita Federal emitiu um alerta sobre o uso dos e-mails falsos em seu nome. 

Não é o primeiro caso de práticas de phishing usando o nome da Receita Federal, em 2017 ocorreu o mesmo problema, onde os criminosos usavam e-mails falsos para aplicar golpes, o órgão do governo deu as instruções para quem recebesse o e-mail não baixar o conteúdo em anexo e excluir imediatamente a mensagem. 

Os casos de phishing são golpes envolvendo empresas e entidades confiáveis, fazendo com que o usuário baixe o conteúdo malicioso para roubar dados de login e informações que levem ao roubo de fundos de investimentos ou de valores no banco. 

Imagem Ribkhan por Pixabay.

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao