Novo malware para minerar Monero afeta dispositivos Android
Pesquisadores da empresa chinesa de cibersegurança, 360Netlab, descobriram um novo malware minerador de criptomoedas que afeta dispositivos Android vulneráveis, conforme relatado em uma postagem no blog da empresa no dia 6 de fevereiro.
Segundo o informativo da 360Netlab, o ADB.Miner pode afetar qualquer tipo de dispositivo Android, incluindo smartphones, tablets, e TV sets. O malware infecta o dispositivo para minerar Monero, enviando toda a quantia minerada para uma única wallet.
Leia mais: Nadando contra a maré: Principais bancos australianos permitem a compra de criptomoedas
Conforme a postagem feita pela firma de cibersegurança, o ADB.Miner tem infectado dispositivos desde o dia 5 de fevereiro, infiltrando-se em 7000 dispositivos Android, em sua maioria localizados na China e na Coreia do Sul. Os pesquisadores enfatizam que a velocidade com a qual o ADB.Miner está se espalhando é alta, fazendo com que o número de dispositivos afetados duplique a cada 12 horas.
O malware está sendo espalhado através da Android Debug Bridge em uma “porta aberta” 5555, que geralmente está fechada. Considerando-se o que foi revelado pelas pesquisas até então, os especialistas em segurança alegam “não ter ideia de como ou quando esta porta foi aberta”.
Semana passada, foi reportado outro caso onde um malware estava sendo utilizado para minerar Monero, o botnet Smorinru, que conseguiu minerar 9000 Monero desde maio de 2017. Anteriormente neste ano, em 26 de janeiro, o malware atacou usuários de PC através de anúncios online com código Coinhive, afetando um grande número de usuários e sites em escala global.
Leia mais: Astros da NFL falam sobre Bitcoin assim como o resto de nós
Fonte: The Cointelegraph
Edição: Webitcoin