Novogratz: o futuro do bitcoin após o coronavírus

Novogratz diz que esse será o ano do Bitcoin

Após dez dias de medo e entusiasmo, o CEO da Galaxy Digital, Michael Novogratz, se expressa mais uma vez sobre o futuro do bitcoin e seu preço.

https://twitter.com/novogratz/status/1241823507954249728?s=20

O $ btc continuará sendo volátil nos próximos meses, mas o cenário macro é o motivo pelo qual foi criado. Este precisa e será o ano do BTC.

A volatilidade do BTC, em sua experiência, continuará sendo importante nos próximos meses. Além dessa observação, Novogratz sugere que o Bitcoin foi inventado em resposta a eventos como o que encontramos.

É difícil entender exatamente a que eventos ele está se referindo, certamente isso pode ser atribuído à chegada do COVID19 e tudo o que isso envolve.

Algumas hipóteses podem ser consideradas:

  • Crash do sistema financeiro tradicional;
  • Desconfiança nas políticas monetárias dos estados;
  • A necessidade de uma moeda digital global gratuita, transfronteiriça e independente dos bancos centrais;
  • Especulação sobre a fragilidade do sistema financeiro com a busca do chamado porto seguro;
  • Transparência nas transações financeiras relacionadas a flexibilidade quantitativa.

As ações implementadas pelos bancos centrais, de acordo com as sinergias prometidas pelos governos em relação às políticas fiscais, são um modelo de emergência que produz benefícios apenas no curto prazo. Se fossem positivos a longo prazo, teriam sido adotados anteriormente.

As repercussões negativas no longo prazo pesam sobre toda a sociedade que participa da economia e utiliza os instrumentos inerentes a ela.

Confiança e desconfiança se tornam a unidade de medida do termômetro com a qual a narrativa daqueles que investem ou mantêm bitcoin no longo prazo.

O grande declínio da semana passada e o saque subsequente nos mercados tradicionais, seguidos pelo colapso da capitalização de criptomoedas, alarmaram o próprio Michael Novogratz, cuja preocupação era palpável:

https://twitter.com/novogratz/status/1238277980213870604?s=20

O $ btc sempre foi um jogo de confiança. Toda criptomoeda é. E parece que a confiança global em praticamente qualquer coisa evaporou. O que o traz de volta ao $ btc.

O próprio Novogratz, durante uma entrevista com o conhecido apoiador do Bitcoin, Anthony Pompliano, explicou que é claramente a favor da ajuda do Fed fornecida por uma injeção maciça de liquidez na economia.

Ao promover uma narrativa para a qual o dinheiro deve ser liberado da intermediação entre bancos e política, é essencial implementar políticas monetárias em tempos de crise sistêmica.

Esses modelos são aparentemente inconciliáveis, mas essa é a grande novidade trazida pelo Coronavírus: a necessidade de ajudar as economias devido a uma parada inesperada das operações que não é causada pelos problemas do próprio sistema econômico nunca foi evidente.

Novogratz, a essa altura, como ele próprio admitiu durante a entrevista, se considera um trader de longo prazo. Ele considera a resposta do bitcoin pouco entusiasmada durante esta fase, mas está confiante de que a tecnologia continuará a crescer.

Ele menciona o Ethereum neste momento, enfatizando que, além da apreciação dos tokens conectados a ele, seu ecossistema está crescendo e tecnologicamente isso é uma coisa boa.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.