Número de baleias do Bitcoin com mais de 10.000 BTCs atingiu a mínima histórica

O número de baleias do Bitcoin holdando pelo menos 10.000 moedas em um endereço caiu para o nível mais baixo de todos os tempos, sugerindo uma distribuição mais descentralizada de tokens

A distribuição de Bitcoin tornou-se substancialmente menos concentrada à medida que o número de baleias holdando 10.000 ou mais moedas atingiu um novo ponto mais baixo: menos de 100 endereços.

Ao mesmo tempo, o número de transações na rede BTC e os depósitos em exchanges continuam a diminuir para mínimos mensais.

As chamadas “baleias jubarte” do BTC são carteiras enormes contendo 10.000 ou mais moedas. De uma perspectiva em dólares americanos, este montante representaria participações no valor de pelo menos $ 550 milhões a partir dos preços de hoje.

De acordo com dados do recurso de monitoramento Glassnode, esses endereços despencaram em números desde o início deste ano. Na época, havia 115 carteiras com tantos bitcoins, mas caíram para pouco mais de 90 – uma nova baixa de todos os tempos.

Isso pode ser atribuído ao preço disparado do BTC nos últimos meses, à medida que a criptomoeda expandiu seu valor em mais de cinco vezes desde outubro. Como tal, as baleias poderiam ter ido em busca de lucro ao se desfazer de algumas de suas posses.

Baleias Bitcoin

Baleias do Bitcoin 10.000+ moedas. Fonte: Glassnode

 

O CryptoPotato relatou que essas carteiras consideráveis ​​haviam vendido pelo menos 140.000 bitcoins (no valor de aproximadamente sete bilhões de dólares) em fevereiro, aproximadamente quando o BTC atingiu o pico de $ 58.400.

Em um horizonte mais longo, o número de baleias jubarte diminuiu cerca de 30% desde 2019. Isso sugere que a distribuição da criptomoeda primária tornou-se significativamente menos concentrada em comparação com apenas alguns anos atrás.

Embora os grandes endereços de bitcoins tenham diminuído nos últimos meses, o mesmo ocorreu com as atividades relacionadas às exchanges. Dados adicionais da Glassnode revelaram que o número de depósitos em exchanges (média móvel de 7 dias) atingiu um mínimo mensal de menos de 2,7 milhões. Apenas para referência, o número era norte de 3,6 milhões em meados de janeiro.

Bitcoin Number of Exchange Deposits. Source: Glassnode

Número de depósitos de Bitcoin em exchanges. Fonte: Glassnode

 

Em contraste, as retiradas de locais de negociação só se intensificaram recentemente, o que levou a um número recorde de bitcoins mantidos nas exchanges.

Além disso, a rede BTC também viu uma redução nas transações. A empresa de análise indicou que o número de transações diárias (7d MA) atingiu um mínimo de pouco mais de 12.300, enquanto estava bem acima de 15.000 no início deste ano.

Bitcoin Number of Transactions. Source: Glassnode

Número de transações Bitcoin. Fonte: Glassnode

 

Fonte: CryptoPotato

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.