NVIDIA em apuros por omissão de receita em vendas de GPUs

Investidores alegam que a NVIDIA não os informou sobre ganhos referentes à vendas de equipamentos para mineradores, porém, quando o cripto mercado caiu, as ações acompanharam a queda.

A NVIDIA, fabricante de placas gráficas, enfrenta um caro processo de investidores descontentes com suas conexões aos negócios de mineração de criptomoedas. Relatos apontam omissão por parte da empresa.

Desde o início de 2019, investidores alegam que a NVIDIA violou a Securities Exchange Act por não divulgar sua dependência de cripto mineradores. Suas placas são uma escolha popular para as chamadas rigs de mineração, que são uma rede de computadores imensamente poderosos que validam transações na blockchain em troca de criptomoedas recém-geradas.

Entendendo a questão

Uma nova reclamação de investidores – os quais podem atingir o número de centenas de milhares de acordo com documentos oficiais apresentados na quarta-feira em uma Corte Federal da Califórnia – afirma que a NVIDIA teria ocultado negócios com cripto mineradores em mais de 1 bilhão de dólares entre maio de 2017 e novembro de 2018. Data essa que o preço das ações da NVIDIA despencou.

Os negócios bombaram para a NVIDIA após 2017 mas os investidores afirmam que a empresa nunca disse a eles a verdadeira extensão desse sucesso. O crash no mercado em 2018 atingiu os lucros da NVIDIA e o valor das ações colapsou quando a empresa previu uma queda nas receitas.

Os investidores dizem que a NVIDIA os enganou por induzi-los a comprar ações ao passo que a empresa teria mentido sobre como ganhou dinheiro.

A evolução do caso

Há três meses, um juiz federal da Califórnia disse que os investidores não tinham provas de nada. Porém, em um documento anexo apresentado nessa semana, os investidores mencionaram estudos para embasar suas afirmações.

Eles escreveram: “os economistas do Prysm Group determinaram que a NVIDIA havia ganho pelo menos 1,728 bilhão de dólares em vendas para mineradores entre maio de 2017 e julho de 2018. Isso que significa que os réus ocultaram vendas de placas gráficas em 1,126 bilhão de dólares durante o período”.

O processo também menciona que a NVIDIA estimava controlar cerca de 70% do mercado de cripto mineração chinês.

Ainda de acordo com alguns investidores alegadamente prejudicados, a NVIDIA “afirmou falsamente, mês após mês, que o crescimento das vendas no segmento dos jogos era resultado de uma forte e orgânica demanda de jogadores enquanto induzia o mercado a acreditar que a dependência da NVIDIA das receitas relacionadas ao cripto mercado era ‘pequena’”.

Fonte: Decrypt

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!