Nvidia: Hackers vendem aplicativo para burlar restrições de mineração em GPUs

lapsus01 interna
Hackers ameaçam Nvidia, caso não removam a limitação de hash rate. Imagem: Reprodução

Restrições implementadas nas placas de vídeo não tiveram qualquer eficácia; hackers afirmam saber como burlar o limitador de hash rate das placas.

Muito fácil

Hackers do grupo LAPSUS$, responsáveis pelo vazamento de dados da Nvidia na semana passada, dizem ter criado um driver de vídeo personalizado para burlar as restrições de hash rate para mineração em placas de vídeo (GPUs) da linha RTX 3000. As informações são do portal PCMag.

Drivers são aplicações responsáveis por criar a correta comunicação entre programa (software) e dispositivo (hardware). Caso o driver seja modificado, é possível mudar o comportamento do dispositivo, bloqueando ou liberando acesso a funcionalidades específicas.

Segundo o grupo, não é preciso fazer flash (modificação) na placa de vídeo: basta instalar o driver que o hash rate de mineração será desbloqueado.

Exigências

Os hackers estão exigindo que a Nvidia remova a restrição de hash rate para a mineração de Ethereum e outras criptomoedas compatíveis com mineração em GPU.

“Qualquer desenvolvedor com bom cérebro pode compilar o que demos a você”, afirmou o LAPSUS$. Além disso, o grupo enviou um arquivo de 19GB supostamente contendo códigos-fonte de drivers da Nvidia.

Confira um trecho da publicação:

“Nós pegamos 1TB de dados: esquemas, drivers, firmware etc. Nós ainda estamos esperando que a Nvidia entre em contato conosco. Também estamos vendendo o LHR V2 (GA102-GA104) – esperamos que ele seja removido pela Nvidia em breve. Caso a Nvidia não entre em contato, nós entraremos em ação.”

A marca introduziu mecanismos para limitar o poder de mineração de suas placas de vídeo. O mercado gamer foi bastante impactado pela alta demanda oriunda das mineradoras e, por isso, a empresa buscou, sem sucesso, alternativas para reduzir os danos.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.