O Bitcoin pode realmente ser útil durante crises econômicas?

Quando o Bitcoin conseguirá atingir as massas?

O Bitcoin atingiu seu recorde histórico de US $ 20.000 em dezembro de 2017 e os principais meios de comunicação debatem até hoje se o Bitcoin e outras criptomoedas serão adotadas em massa.

Dito isto, muitas pessoas na comunidade opinam que a adoção em massa do Bitcoin chegará de uma forma ou de outra. Christopher Allen, ex-membro da Blockstream, declarou que a necessidade de soluções de escala como a Lightning Network podem ser a razão da falta de adoção do Bitcoin. De fato, o CEO da eToro, Yoni Assia, também disse em uma entrevista que a comunidade de criptomoedas deve se preocupar com a capacidade do governo de retardar a adoção das criptos por meio de regulamentações.

No entanto, um relatório recente da VanEck sugeriu que a adoção do Bitcoin poderia estar em ascensão. Ele revelou que, apesar das preocupações com relação às criptomoedas e suas exchanges, as estatísticas do mercado estão saudáveis e o Bitcoin e outros cripto ativos estão se tornando cada vez mais acessíveis para os investidores de varejo.

De onde virá a adoção do Bitcoin?

Curiosamente, Andreas M. Antonopoulos, um popular entusiasta do Bitcoin, comentou sobre esse tópico. Em uma entrevista recente, Antonopoulos disse que a adoção em massa das criptomoedas não ocorrerá da maneira como muitas pessoas pensam, mas afirmou que a adoção definitivamente daria às pessoas a opção de ter uma moeda online alternativa.

Explicando o mesmo, ele declarou:

“[…] as pessoas nos países desenvolvidos ocidentais que usam criptomoedas para comprar na Starbucks não são a principal necessidade do mercado. Há um mercado de 6 bilhões de pessoas que precisam desesperadamente de uma moeda alternativa. Segundo as estatísticas mais recentes, mais de 50% da população do mundo vive atualmente em ditaduras ou máquinas governamentais totalitárias. Eles precisam dessa tecnologia muito mais do que o ocidental médio.”

Com isso, ele declarou que a adoção das criptomoedas em massa não virá das compras de varejo, porque é possível fazer isso facilmente, especialmente em países desenvolvidos com as ferramentas que já possuem.

O BTC pode realmente ser útil durante crises econômicas?

Em outras notícias, o aumento dos preços das criptomoedas é outro tópico que vem causando oscilações ultimamente. As recentes tensões EUA-Irã e o surto de Coronavírus resultaram no aumento do preço do Bitcoin, algo que também contribuiu para a narrativa de que o Bitcoin é somente uma reserva de valor.

De fato, os relatórios também sugeriram que os países em desenvolvimento agora estão olhando para o Bitcoin como uma alternativa confiável. Perianne Boring, fundadora da Câmara de Comércio Digital dos EUA, também disse em uma entrevista que o Bitcoin é realmente uma alternativa confiável durante a incerteza global.

Na mesma linha, durante uma entrevista, Antonopoulos foi perguntado se o Bitcoin precisava de uma crise global para realmente ter sucesso o tempo todo? Respondendo à pergunta, Antonopoulos disse que o mundo já está à beira de uma grande crise econômica. No entanto, ele afirmou que o Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, por si só, ainda não está preparada para dar suporte às pessoas.

Para isso, Antonopoulos foi novamente perguntado se ele consegue ver uma luz no fim do túnel, um futuro em que a criptomoeda poderia realmente ser capaz de dar suporte as pessoas durante uma crise econômica. Antonopoulos respondeu observando que a criptomoeda ainda tem um futuro brilhante, pois o futuro das finanças em todo o mundo será descentralizado, com base nos protocolos e sistemas abertos. Ele acrescentou que os sistemas financeiros abertos são mais eficientes, pois são mais equitativos, transparentes e ajudariam a resolver todos os problemas de escala.

Ele adicionou,

“As finanças terão um futuro aberto e descentralizado e ajudarão a trazer toda a humanidade a um sistema econômico que todos possam acessar.”

No entanto, ao declarar que a descentralização das finanças é algo que aconteceria em alguns anos, ele afirmou que não será fácil. “Os governos centrais lutam com unhas e dentes para não deixar isso acontecer, mesmo à custa de seu próprio povo”, observou ele.

Fonte: ambcrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.