“O Blockchain possui grande potencial de mercado”, diz ex-presidente do CFTC

Christopher Giancarlo fala sua opinião sobre o blockchain e o Bitcoin

Durante uma conversa com os anfitriões do Bloomberg Markets and Finance, Christopher Giancarlo afirmou que o blockchain possui um “tremendo potencial de mercado”.

Atualmente membro do CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities), Giancarlo deixou o posto de presidente da comissão após cerca de 5 anos de atuação, afirmando que pretende sair do CFTC em breve.

De acordo com ele, as soluções disponibilizadas pela tecnologia a tornam um artifício que poderia alavancar o espaço regulatório, afirmando que a grande crise de 2008 teria ocorrido de outra forma caso os bancos e o governo tivessem acesso à tecnologia, acrescentando que as respostas de outros mercados também seriam diferentes.

“O blockchain nos dá a perspectiva de que algum dia nós poderemos realmente saber com precisão e expor uma instituição financeira à outra. Poderemos mapear todo o sistema regulador financeiro”

Falando um pouco sobre criptomoedas, Giancarlo declarou que o Bitcoin se tornou um ativo muito mais maduro após o lançamento de produtos futuros, que abriram o mercado para a entrada de dinheiro institucional. Ele afirmou ainda que a comissão está mantendo diálogo com todos os projetos de derivativos que despontam no mercado.

Recentemente o WeBitcoin noticiou que a comissão está acompanhando o processo de desenvolvimento da GlobalCoin, criptomoeda do Facebook que supostamente será lançada neste mês. O próprio Giancarlo revelou anteriormente que não havia nenhum pedido oficial de autorização da moeda ligada à gigante do segmento de redes sociais, acrescentando que o CFTC possui muito interesse em conhecer melhor o conceito do ativo.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli