O dinheiro digital dos bancos centrais pode chegar a 20% do mundo em três anos, aponta pesquisa do BIS
Estudo recente também apontou que mais da metade dos bancos centrais não podem emitir um CBDC dentro da lei
Os bancos centrais que representam um quinto da população mundial deverão emitir suas próprias moedas digitais nos próximos três anos, mostra uma pesquisa do umbrella group do Bank for International Settlements (BIS).
O impulso vem no momento em que o uso de dinheiro físico cai globalmente e as autoridades procuram se defender da ameaça do Bitcoin aos seus poderes de impressão de dinheiro e dos esforços ligados às Big Techs, como Diem, anteriormente Libra, apoiada pelo Facebook.
Ao mesmo tempo, os bancos centrais que assumiram taxas de juros negativas estão avaliando se o dinheiro digital poderia ser usado para ajudar a implementar a política radical.
A pesquisa BIS de quarta-feira com 65 bancos centrais mostrou que 86% estavam explorando os benefícios e desvantagens das moedas digitais, com alguns testes possíveis.
Os bancos centrais de economias emergentes e em desenvolvimento são mais propensos do que os das grandes economias a emitir moedas digitais de banco central (CBDCs), mostrou a pesquisa.
As Bahamas se tornaram o primeiro país a lançar um CBDC de propósito geral, conhecido como Sand Dollar, em outubro.
Vários países maiores também estão testando as águas, sendo a China o mais avançado.
Um quinto dos bancos centrais das principais economias que responderam à pesquisa disseram que a emissão de moedas digitais era “possível” no curto ou médio prazo, ante apenas um no ano passado.
Gráfico: Número crescente de bancos centrais olhando para a emissão de moedas digitais
O Banco Popular da China expandiu um teste de um renminbi digital para suas três maiores regiões urbanas, que juntas contêm 400 milhões de pessoas, em agosto.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na semana passada que seu banco está avançando com o trabalho sobre o euro digital. A sueca E-Krona está progredindo e o chefe do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse que está realizando experiências para um dólar digital.
Mas ainda há obstáculos a serem superados.
A pesquisa do BIS mostrou que mais de um quarto dos bancos centrais não têm autoridade para emitir um CBDC e cerca de 48% permanecem inseguros. Cerca de 60% consideram-se improváveis de emitir qualquer tipo de moeda digital a curto ou médio prazo.
Como um todo, porém, “os bancos centrais estão avançando para estágios mais avançados de envolvimento do CBDC, progredindo da pesquisa conceitual para a experimentação prática”, disse a pesquisa.
Gráfico: Moedas digitais do banco central em todo o mundo Moedas digitais do banco central em todo o mundo
Gráfico: Razões pelas quais os bancos centrais estão olhando para as moedas digitais
Fonte: Reuters
- Veja também: A Dogecoin poderia ser o novo Bitcoin?