O efeito Binance foi bom ou ruim para o CoinMarketCap?

Vários especialistas do universo cripto têm debatido sobre a influência da Binance sobre o CoinMarketCap desde que foi adquirido no final de março deste ano.

Por vários anos, CoinMarketCap (CMC) tem sido o principal site de análise da indústria para dados sobre os principais tokens e exchanges. Havia vários concorrentes, mas a CMC ainda foi a fonte escolhida, apesar das grandes discrepâncias nos dados que publicou.

O CEO da exchange de derivativos FTX e da Alameda Research, Sam Bankman-Fried (SBF), abriu um diálogo sobre se a aquisição da Binance foi benéfica para o site.

“Opinião impopular: CZ Binance parcialmente salvou o CoinMarketCap.”

Salvando o CoinMarketCap

A declaração de abertura afirma que a Binance realmente salvou o CMC, mas que também fortaleceu sua concorrência. O site rival CoinGecko agora alcançou a CMC por causa de um viés de reputação, afirma o SBF.

“Uma percepção de preconceito fez o estrago. Mas também havia um viés real ”.

Ele usa o exemplo da OKEx que foi classificada como a 37º, onde na realidade é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Ele continuou a afirmar que a CoinGecko é um produto melhor, mas que o CMC melhorou muito ultimamente.

Os dados do CMC eram altamente questionáveis há um ano, com 80% das principais exchanges sendo falsas, continuou o SBF. O chefe da Binance, Changpeng Zhao, criticou os dados do CMC antes de decidir comprar a plataforma;

“Por que as exchanges falsificam volumes? O CoinMarketCap é [o] site de maior tráfego em nosso espaço e o maior referenciador para todas as exchanges. Uma classificação elevada no CMC traz benefícios para a obtenção de novos usuários. MAS às custas de DESTRUIR A CREDIBILIDADE com usuários profissionais. Muitos esquecem a última parte. ”

Viés de Binance

O SBF continuou a narrativa acrescentando que o CMC melhorou e se tornou um produto muito melhor nos sete meses desde a aquisição da Binance. Dito isso, os concorrentes também estão melhorando e o viés Binance ainda prevalece de alguma forma no site.

O resultado final é que Binance tem uma influência cada vez maior sobre toda o universo cripto e parece estar tentando se tornar o Google das criptomoedas. Sua recente incursão no mundo DeFi e plugues de qualquer projeto auditado ou não, que escolhe sua Smart Chain em vez do Ethereum padrão da indústria é outro exemplo.

O CMC pode ter melhorado recentemente, mas ainda pertence à maior exchange centralizada do planeta, de modo que a parcialidade provavelmente ainda estará à espreita.

Comentando o assunto estava o CEO da Binance, Changpeng Zhao, que disse:

https://twitter.com/cz_binance/status/1312954181670432769?s=20

“Tópico interessante. Não podemos fazer muito a respeito da percepção. Mas nós (equipe do CoinMarketCap) podemos melhorar nosso produto.

Eu também promovo outros sites de informações como a coingecko. Precisamos de mais produtos / equipes no espaço.

Ainda é cedo.”

 

Fonte: cryptopotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.