O envio de USDT para exchanges deve preocupar a Tether?

Tether possui a terceira maior capitalização de mercado no espaço cripto

A capitalização de mercado da Tether é 47% maior do que XRP e ocupa a terceira posição, depois de Bitcoin e Ethereum. Apesar de estar envolta em controvérsias, ela liderou o mercado de stablecoin e adicionou $ 100 milhões em capitalização de mercado todos os dias desde julho de 2020. As reservas de Tether nas exchanges caíram em agosto de 2020, contudo, houve uma recuperação acima do nível de 1,5 bilhão em setembro de 2020.

Game over for Tether if CFTC hit's it next?

Fonte: Cryptoquant

 

Atualmente, as reservas de USDT nas exchanges estão em um pico e, neste nível, se houver uma queda no preço do USDT, haverá um impacto negativo correspondente no preço do Bitcoin. Em antecipação às acusações da CFTC no Tether, as baleias estão movendo a stablecoin para as exchanges.

Em uma transação recente, baseada em dados de alertas de baleias, mais de 10 milhões de USDT foram movidos para a Binance. Ontem, em duas transações, 49,9 milhões de USDT foram transferidos da Bitfinex para a Huobi e 75 milhões de USDT foram transferidos para o Tesouro da Tether. As baleias moveram Tether nos últimos 4 dias desde o anúncio da CFTC. Com base nos dados da Chainalysis, 75 milhões de USDT foram emitidos pelo tesouro em 2 de outubro e representavam 50% das reservas cambiais.

Game over for Tether if CFTC hit's it next?

Fonte: Chainalysis

 

Com base nos dados do Cryptoquant, a dependência da atividade de negociação em stablecoins é mais de 2 vezes maior do que era no início de 2020. As reservas atuais de stablecoins são de 2,3 bilhões, contra 1,5 bilhão em janeiro de 2020.

Game over for Tether if CFTC hit's it next?

Fonte: Cryptoquant

 

Correspondendo a isso, o domínio do Bitcoin caiu e a capitalização de mercado e o domínio de stablecoins aumentaram. Assim, influenciando amplamente uma alta porcentagem de novos compradores e traders de varejo. Se a Tether enfrentar acusações, embora a participação dos investidores de varejo no USDT não seja afetada, contudo, pode haver uma corrida para vender antes que os preços do Bitcoin caiam ainda mais.

Isso pode aumentar a capitalização de mercado da Tether e, embora o Tesouro continue cunhando mais Tether e aumentando a oferta, o domínio e o preço do Bitcoin podem cair abaixo da média de 200 dias e do nível de $ 10,5 mil que tem sustentado.

A Tether forneceu estabilidade ao mercado de criptomoedas durante as crises no ciclo do Bitcoin e isso teve um grande impacto no preço. De fato, trata-se de um ciclo. Entretanto, para escapar disso, a dependência dos traders em Tether teria que reduzir e outras stablecoins teriam que capturar participação de mercado. Entretanto, isso parece improvável no curto prazo. Nesse caso, pode ser que o jogo acabe para a Tether se ela se encontrar na mira do CFTC.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.