“O Facebook e o Twitter precisam fazer mais para evitar golpes de criptomoedas”, afirma o CEO da CoinCorner
Os golpes online são um grande problema em muitos setores e o espaço emergente do Bitcoin e das criptomoedas não é exceção
Na semana passada a CoinCorner foi alvo de um golpe agressivo de phishing no Facebook, com fraudadores criando mais de 100 novas páginas de negócios alegando ser a exchange de Bitcoin e criptomoedas, marcando seguidores/amigos/família genuínos da empresa em postagens enganosas. Com o mesmo conteúdo usado em cada postagem, os usuários afetados foram informados de que haviam ganho um “bônus” em Bitcoin e precisavam seguir um link para reivindicá-lo.
Ao lidar com o problema, a CoinCorner relatou as páginas fraudulentas, fez um anúncio público e respondeu ao maior número possível de postagens individuais, pedindo aos usuários que as ignorassem e evitassem clicar em qualquer link. Além disso, a trilha de phishing foi identificada e relatada às empresas de infraestrutura – Bitly e 000webhost – sendo usada para hospedar o site e, consequentemente, retirada do ar em 24 a 48 horas. Desde então, Bitly emitiu um alerta de link suspeito, enquanto 000WebHost excluiu o site – tornando o esquema inativo e garantindo a proteção dos consumidores.
Além de realizar essas ações, infelizmente há muito pouco mais disponível em termos de suporte do Facebook ao lidar com golpes.
Danny Scott, CEO da CoinCorner, comentou:
“Nossa equipe tem trabalhado para relatar todas as contas fraudulentas nas últimas semanas e teve o principal site de fraude removido do ar, no entanto, nada parece ter sido feito pelo Facebook para remover o páginas falsas da empresa e não recebemos nenhuma resposta delas durante esse processo.
Quanto mais tempo essas contas falsas permanecem ativas, mais potencial prejudicial elas têm – para pessoas desavisadas que são vítimas desses golpes e também para nossa reputação como empresa. Pessoas como o Facebook e o Twitter precisam fazer mais para evitar golpes de criptomoedas”.
Texto adaptado de: Response Source