O Gambito da Rainha é a minissérie mais assistida da história da Netflix

De acordo com a Netflix, o drama de xadrez estrelado por Anya Taylor-Joy, O Gambito da Rainha, foi assistido por mais de 62 milhões de famílias.

A Netflix anunciou hoje que “O Gambito da Rainha”, seu drama de xadrez estrelado por Anya Taylor-Joy, se tornou a minissérie original da Netflix mais assistida de todos os tempos, com mais de 62 milhões de famílias participando da série de xadrez.

Segundo a Netflix, essas 62 milhões de famílias assistiram O Gambito da Rainha em seus primeiros 28 dias de lançamento. O programa fez parte da lista dos “dez melhores” com curadoria da Netflix em 92 países diferentes e alcançou o primeiro lugar em 63 países, incluindo os EUA , Reino Unido e Brasil.

O Gambito da Rainha é uma minissérie de sete episódios produzida por Scott Frank (Godless) e baseada no romance homônimo de Walter Tevis, de 1983. Segue-se Beth Harmon (Taylor-Joy), uma jovem órfã do Kentucky que é lançada em um mundo maior de competição e intriga quando se revela um prodígio do xadrez. Todos os sete episódios da série estrearam em 23 de outubro e foram rapidamente ganhando força no boca a boca no mês passado.

“Três anos atrás, quando Scott Frank nos abordou pela primeira vez sobre a adaptação de O Gambito da Rainha – o livro de Walter Tevis de 1983 sobre uma jovem prodígio do xadrez – sentimos que era uma história convincente”, escreveu Peter Friedlander, vice-presidente da Netflix da Original Series, em um blog . “Beth é uma azarão que enfrenta o vício, a perda e o abandono. Seu sucesso – contra todas as probabilidades – fala sobre a importância da perseverança, da família e de encontrar e permanecer fiel a si mesmo. ”

62 milhões de visualizações colocariam O Gambito da Rainha entre as séries Netflix mais assistidas de todos os tempos. As informações sobre essa frente são esparsas e inconsistentes, mas no ano passado a Netflix informou que a 3ª temporada de Stranger Things atraiu 64 milhões de telespectadores, enquanto o thriller estrelado por Sandra Bullock, Bird Box, ganhou 80 milhões. Os números sem dúvida mudaram desde então, mas se acreditarmos na Netflix, O Gambito da Rainha venceu outras minisséries convincentes como Unbelievable, Olhos que condenam e até mesmo o gigante da quarentena Tiger King.

Agora, para ficar claro, não há nenhuma razão convincente para aceitar a palavra da Netflix quando ela relata grandes recordes como este. Seria como acreditar na palavra de Tony do Tony’s Seaside Clam Shack quando ele relata ter vendido 9 milhões de mariscos hoje. Tony, como a Netflix, meio que tem interesse em parecer bem-sucedido. Mas o impacto claro de O Gambito da Rainha na cultura online e para os varejistas de xadrez em todo o mundo certamente foram positivos.

O romance original de Walter Tevis, O Gambito da Rainha, está mais uma vez no topo da lista dos mais vendidos do New York Times, 37 anos após seu lançamento. Além disso, as pesquisas no Google por xadrez dobraram e “como jogar xadrez” atingiu o pico de nove anos, de acordo com a Netflix. O eBay informa que as pesquisas por jogos de xadrez aumentaram 250% e o Chess.com informa que os novos jogadores aumentaram cinco vezes.

O xadrez é um jogo com quase 20 anos de idade e tudo o que foi necessário para atingir um nível febril de interesse renovado foi uma órfão de Kentucky de olhos brilhantes.

Fonte: DanOfGeek

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.