O Google está bloqueando anúncios relacionados a Ethereum?

Google tá de marcação com Ethereum?

No início desta semana, uma startup de Ethereum na Sérvia descobriu que seus anúncios no Google não estavam sendo exibidos em algumas regiões.

Conforme a companhia investigou o caso, ela descobriu que a palavra-chave Ethereum foi completamente banida do Google Ads, e não é servida aos usuários da plataforma.

Por que as companhias estão tendo problemas com Ethereum no Google Ads?

Durante os últimos três dias, a startup tentou contatar o Google para receber esclarecimento sobre a remoção de anúncios relacionados a Ethereum.

No dia 12 de janeiro, um representante da startup afirmou que o Google não respondeu a empresa, e escreveu:

“Nós temos utilizado o Google Ads durante os últimos seis meses para ajudar a nos dar visibilidade para nossos serviços de auditoria de smart contracts, e nós notamos uma estranha mudança nos últimos dias. Parece que o Google colocou Ethereum na lista negra de palavras-chave. Qualquer palavra-chave que contenha Ethereum em nossas campanhas não aparecem nos anúncios desde o dia 9 de janeiro.”

É provável que a companhia não tenha colocado em uma lista negra as palavras Ethereum ou criptomoedas em anúncios, de forma geral, mas ela está lentamente viabilizando anúncios, por conta do grande número de golpes e operações fraudulentas ocorridas no setor de criptomoedas no início de 2018.

Em setembro de 2018, o Google anunciou o resumo de ads relacionados a criptomoedas em sua plataforma, após bani-los em março do mesmo ano.

Em março, quando o gigante do ramo de busca inicialmente impôs um banimento aos anúncios de criptomoedas, o executivo do Google, Scott Spender, afirmou:

“Nós não temos uma bola de cristal para saber o que o futuro reserva para criptomoedas, mas nós vimos danos suficientes aos consumidores, ou potencial para danos, sendo esta uma área da qual queremos nos aproximar com extrema cautela.”

À época, analistas sugeriram que o Google baniu anúncios relacionados a criptomoedas por conta de um aumento no número de golpes na plataforma. Cinco meses depois, sob diretrizes estritas ainda não reveladas ao público, a gigante do ramo tecnológico começou a permitir anúncios de criptomoedas — mas apenas para um número limitado de companhias.

Para garantir que anúncios relacionados a golpes não sejam publicados na plataforma, a companhia declarou que eles iniciarão uma rigorosa avaliação de todos os anúncios de criptomoedas, e permitirão apenas um subtipo de anúncios dentro do setor de criptomoedas.

Considerando que o Google está trazendo cuidadosamente uma pequena porção de anúncios relacionados a criptomoedas de volta à plataforma, pelo menos em um futuro previsível, é possível que startups ou companhias menos conhecidas do ecossistema de criptomoedas não vejam suas aplicações sendo aceitas pelo Google.

Não vai virar festa

A rejeição de pedidos de anúncios pelo Google não é exclusivo para o Ethereum ou outras comunidades dentro da cripto esfera.

“Nós estamos preocupados que o Google esteja mirando especificamente no Ethereum por alguma razão, e queremos ver se, como uma comunidade, podemos botar alguma pressão na equipe do Google Ads, visando ajustar a política de palavras-chave, ou pelo menos fornecer uma explicação razoável para regulamentações discriminatórias,” afirmou a startup.

Até que o conglomerado ganhe confiança em sua habilidade de filtrar suficientemente os golpes e anúncios promovendo atividades, o Google provavelmente continuará aceitando anúncios relacionados a criptomoedas.

Fonte: CCN