O Google está criando um microscópio com IA e AR para ajudar a detectar câncer
Microscópio do Google sendo usado para detecção do câncer? Como você se sentiria em relação ao diagnóstico de um computador?
O Google planeja treinar uma IA usando a plataforma de código aberto TensorFlow para detectar células cancerosas em fotos tiradas de um microscópio. Eles já começaram a desenvolver as redes neurais usando a API Google Cloud Healthcare para identificar e segmentar conjuntos de dados existentes. Assim que a IA estiver totalmente treinada, eles projetarão seu próprio microscópio com uma sobreposição de AR (realidade aumentada) integrada que mostra aos médicos informações sobre a probabilidade das células serem cancerosas.
“Para tratar o câncer de maneira eficaz, velocidade e precisão são essenciais”, disse Mike Daniels, vice-presidente do departamento do Google Cloud para o Setor Público Global. “Estamos fazendo parceria com a DIU para fornecer nossa tecnologia de “machine learning” e inteligência artificial para ajudar os profissionais de saúde de primeira linha a aprender sobre os recursos que podem melhorar a vida de nossos militares, homens, mulheres e suas famílias”.
O Google espera que seu método reduza o “enorme volume de dados” que os médicos enfrentam e torne os diagnósticos mais rápidos e baratos, além de ser mais preciso. Mas o uso generalizado de IA em práticas médicas ainda está um pouco distante.
A primeira remessa de microscópios será para selecionar as instalações de tratamento da Defense Health Agency apenas para fins de pesquisa. Posteriormente, a tecnologia será implementada em hospitais mais amplos do Sistema de Saúde Militar dos EUA e Assuntos de Veteranos para testes do mundo real.
A Defense Health Agency atualmente gasta cerca de US$ 1,7 bilhão em pesquisas de câncer anualmente, e espera-se que esse número aumente para incluir mais projetos de IA nos próximos anos.
Fonte: TechSpot
- Veja também: Amazon exclui 20.000 avaliações de usuários após encontrar evidências de atividades suspeitas