O índice de medo e ganância do bitcoin retorna ao entusiasmo

Nos últimos dez dias, o índice Fear and Greed nos mercados de bitcoins e criptomoedas tem sido bastante positivo.

Mercado volta a criar novas expectativas, uma vez que o índice de medo e ganância do bitcoin retorna ao entusiasmo.

Por exemplo, hoje, em uma escala de zero a cem, o valor detectado é 73 .

Já que zero corresponde ao medo máximo, enquanto cem corresponde à ganância (ou entusiasmo) máxima, o mercado de criptomoedas está atualmente na zona da “ganância”, mas sem excessos.

Geralmente, considera-se a ganância extrema quando excede 75, enquanto mais de 80 pode ser considerado excessivo.

Durante 2021 o valor deste índice permaneceu mais ou menos constantemente positivo até 12 de maio, com picos extremos entre janeiro e fevereiro, mesmo em 95.

A partir de meados de maio, no entanto, ele entrou em território negativo pesado, tocando 10 várias vezes até o final de julho.

O curioso é que o preço do bitcoin durante o ano nunca caiu abaixo das máximas do ano anterior. Ainda assim, apesar disso, por cerca de dois meses, o mercado de criptomoedas foi dominado por um medo extremo, provavelmente excessivo.

O índice de medo e ganância durante 2021

Por outro lado, nos primeiros meses do ano, foi o entusiasmo a ser excessivo , talvez contribuindo em grande parte para trazer o preço do bitcoin aos máximos históricos de meados de abril.

Geralmente, quando o entusiasmo é excessivo, significa que os mercados estão valorizando demais as criptomoedas, tanto que se pode suspeitar de uma queda. Em vez disso, um nível de 73 pontos não parece sugerir que haja um verdadeiro excesso de entusiasmo acontecendo, tanto a ponto de ter gerado um crescimento excessivo dos preços. No entanto, isso não significa que não possam cair mais.

Por outro lado, este clima de entusiasmo que foi respirado por cerca de dez dias agora nos mercados de criptomoedas, e que por sua vez foi precedido por cerca de dez dias em que o índice de medo e ganância permaneceu substancialmente na zona neutra, parece sugerir que expectativas positivas são compartilhadas em relação aos preços de bitcoins e criptomoedas no curto ou médio prazo.

Observe que já há vários meses, foi levantada a hipótese de que o nível atual de US$ 45.000 poderia ter servido como um suporte para o preço do bitcoin, mas então começou uma fase de baixa que terminou apenas em 21 de julho. É possível que uma vez que terminada a fase de baixa, esse patamar voltou a atuar como suporte e, segundo os autores dessas hipóteses, a próxima meta para o BTC poderia ser US$70.000.

Porém, não é impossível que uma nova fase de baixa seja deflagrada, mas essa última hipótese parece não reunir muitos adeptos no curto prazo.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8