O mainstream é ali: Jornal Hoje fala sobre blockchain

Blockchain no Jornal Hoje!

Na edição do dia 17 de dezembro do Jornal Hoje, o primeiro episódio do novo quadro do telejornal, chamado “Série Tecnológica”, falou sobre blockchain. A premissa do novo quadro é apresentar inovações tecnológicas que estão mudando a forma como vivemos em sociedade.

O episódio, que durou pouco mais de cinco minutos, começa dando exemplo de um cassino que utiliza informações pessoais dos visitantes como forma para gerar fichas. A repórter então começa a citar exemplos em que as informações pessoais são vendidas, chegando no conjunto de leis da União Europeia que consiste em não permitir a venda de informações de usuários sem a permissão destes.

A partir daqui, começa o foco na tecnologia blockchain. O foco se inicia com uma questionável rápida introdução sobre a atividade de mineração, que pode mais confundir do que esclarecer o público leigo. Então, a blockchain é apresentada como possível solução para os problemas relacionados a transparência dos dados.

Não é a primeira vez que a Globo transmite algo em seus telejornais falando sobre criptomoedas -em algumas vezes eles só agridem o Bitcoin, em outras fazem matérias informativas sobre mineração, contudo, esse quadro teve um ar diferente. Aqui, a tecnologia blockchain é quase tratada de forma messiânica, sendo vista como possível solução para os problemas de privacidade (ainda que indiretamente), com alguns casos de uso utilizados como exemplo.

O primeiro deles foi a venda e registro de obras de arte em uma blockchain. Em um artigo publicado aqui no Webitcoin em novembro, esse mesmo caso de uso já foi relatado.

O segundo foi a integração entre blockchain e o sistema de saúde, combinação que possibilita às pessoas armazenaram seu histórico médico em um único lugar, facilmente acessado por hospitais e demais instituições de saúde.

Tendo em vista o que disse Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, sobre a nova ascensão das criptomoedas estar atrelada a uma onda de adoção, a atenção que a tecnologia blockchain recebeu recentemente da Globo é extremamente importante para levar a tecnologia até o mainstream.

Webitcoin: O mainstream é ali: Jornal Hoje fala sobre blockchain

Blockchain começa a se popularizar no Brasil

Por meio de esforços de instituições de ensino, como a Blockchain Academy, o conhecimento sobre blockchain tem sido cada vez mais difundido no Brasil. Ainda está longe de ser muito abrangente, mas já não compreende apenas um nicho inexpressivo.

Um importante desenvolvimento foi relatado recentemente, sobre a declaração do BNDES em lançar sua stablecoin para regulamentar os gastos da Ancine. É um projeto que, se concretizado, terá diversas implicações para as esferas governamentais.