O número de bitcoins minerados por dia é menor do que os perdidos!
Em uma discussão recente iniciada pela CobraBitcoin, coproprietária da Bitcoin.org, falou-se de como os bitcoins (BTC) perdidos estão superando os minerados.
O cálculo leva em consideração o fato de que mais ou menos, desde o início de 2009, cerca de 4 milhões de bitcoins foram perdidos. Olhando para os dias, são mais de 4 mil dias, então cerca de 940 bitcoins por dia foram perdidos.
Por outro lado, a cada dia, a cada 10 minutos, 6,25 novos BTC são minerados, ou cerca de 900 BTC por dia, o que é menos do que os bitcoins perdidos até agora, provando que a escassez do ativo também será afetada pelo BTC perdido .
Bitcoin perdido aumenta a escassez
Na verdade, existem apenas 21 milhões de bitcoins e alguns deles estão nas exchanges. Outros estão distribuídos em mais de 40 milhões de endereços.
A partir desses dados, é fácil entender como uma única pessoa que perderia uma quantidade de BTC reduziria indiretamente a quantidade de BTC em circulação, o que resultaria em uma maior escassez do ativo e um inevitável aumento de preço.
Então, em um futuro distante, quando ocorrer o próximo halving do bitcoin, por exemplo, essa escassez de ativos ficará cada vez mais evidente e a perda dos ativos afetará o valor com a possibilidade de que ele suba ainda mais.
Bitcoin e o valor da deflação
Certamente é uma estatística dramática, já que muitas pessoas perdem seus fundos, mas, mesmo assim, pode ter um efeito positivo para o bitcoin que está se tornando cada vez mais escasso.
O bitcoin também é mais escasso do matérias-primas como o ouro, e de fato seu valor é muito maior se considerarmos que 1 onça de ouro custa atualmente US$ 1.920.
Além disso, pensando bem, o dinheiro é um ativo inflacionário, por isso está fadado a perder valor com o tempo, enquanto para o Bitcoin é o oposto, o que significa que se as pessoas começarem a entender isso, pode desencadear uma nova “corrida do ouro”.
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.