O papel da blockchain nas salas de aula do futuro

A educação não mudou por mais de cem anos, enquanto a sociedade continua a se desenvolver, mudar, evoluir e transformar. A educação permanece estóica e a tecnologia blockchain vem tomando força

O papel da blockchain nas salas de aula do futuro

Devido ao grande fluxo de interesse na era digital, há certos desenvolvimentos que acontecem nos bastidores que resultarão em grandes mudanças nos próximos anos. A educação é uma instituição milenar que, em grande parte, não resistiu apenas ao teste do tempo, mas se fortaleceu contra uma cultura e uma sociedade em mudança.

Uma instituição de tradição imutável e inflexível. Agora, ela mudou seu foco online, com a ajuda de uma pandemia, e também aceitou muito mais a tecnologia que ajudará a aumentar seu alcance e longevidade.

A tecnologia Blockchain está se infiltrando em todos os aspectos de várias indústrias em todo o mundo e não há planos de deixar a educação de fora. Já existem aqueles que procuram utilizar o potencial da blockchain para aprimorar nossas atuais instituições de ensino superior.

Na verdade, já em 2017, educadores na Austrália começaram a emitir credenciais digitais para seus graduados como cópias verificadas de seus resultados e certificados. Esses documentos digitais à prova de falsificação são um dos muitos motivos pelos quais a blockchain se tornou cada vez mais comum em todos os setores.

Novas maneiras de aplicar a tecnologia blockchain estão surgindo rapidamente e os efeitos disso já estão abrindo o setor de educação para, se tornar mais receptivo a quaisquer processos emergentes que sejam sustentáveis ​​e produtivos.

A evolução acontece aos poucos nesse setor

Após as mudanças para diplomas digitais, as escolas também podem adicionar um novo sistema de recompensas à sua educação, oferecendo motivação aos alunos para a realização de várias tarefas, como escrever artigos originais para receber um certificado de recomendação, uma avaliação de habilidades ou simplesmente um certificado de participação.

Como esses documentos digitais acompanharão a história da educação de um aluno, isso pode ajudar a aumentar sua determinação de se sair melhor academicamente.

A segurança contra fraudes

Embora exista um software verificador de plágio, a blockchain será capaz de conter a dispersão de material protegido por direitos autorais pela Internet, com a forma como a informação é disseminada. O meio seguro e impossível de alterar para armazenar vários bits de informação em uma rede global criará um histórico forte e detalhado, garantindo que ele não possa ser alterado e que qualquer acesso fornecido seja registrado no sistema.

De acordo com um estudo publicado pelo ResearchGate sobre como garantir a segurança de artigos científicos, a blockchain terá uma função na prevenção do vazamento de dados e de quaisquer violações. Parece que é tão seguro que nem mesmo os autores originais poderão fazer alterações em sua publicação sem violação.

Os professores que implementam esse sistema em suas salas de aula podem impedir que os alunos enviem trabalhos semelhantes e lidem com quaisquer conflitos que surjam de trabalhos semelhantes, porque a questão de quem copiou cujo trabalho pode ser questionada.

Sem a capacidade de fornecer qualquer prova, todos os alunos podem receber notas consideravelmente mais baixas, incluindo aquele que fez o trabalho original, o que pode ser motivo de preocupação, pois eles podem muito bem ser inocentes.

A tecnologia ainda está sendo usada em um aspecto rudimentar, muitos não estão confiantes em sua capacidade de entregar resultados e estão usando uma mentalidade de “esperar para ver”. Se uma grande parte da indústria da educação acaba usando a tecnologia blockchain, não há razão para que permaneçam teimosamente fixados em seus ideais.

Só o tempo dirá até onde a blockchain irá no setor da educação, mas se outras indústrias servirem de indicação, ela deve ir muito longe.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8