O PlayStation 5 e um scam envolvendo o Bitcoin
Nas últimas horas tivemos o evento de apresentação do novo produto da Sony, o PlayStation 5, porém ele imediatamente se tornou protagonista de um scam relacionado ao Bitcoin.
O evento de apresentação do novo PlayStation 5 foi transmitido ao vivo, onde foram apresentados tanto jogos como o console em si, e isso em duas versões: uma com suporte ótico e a outra sem, completamente digital. O fato inesperado foi esse evento ter relação com um scam envolvendo o Bitcoin.
O preço dos consoles ainda não foi revelado.
O que o PlayStation 5 tem a ver com o Bitcoin?
Infelizmente, durante o evento, criminosos aproveitaram a oportunidade e organizaram atividades ilegais para induzir usuários a mandarem Bitcoin (BTC) durante um evento fake transmitido em canal do YouTube.
Os criminosos não improvisaram no ataque,visto que a conta no YouTube foi criada usando o nome da PlayStation Live, com uma clara referência à original. Os golpistas tiraram vantagem também do fato de a live original ter reunido mais de 90 mil espectadores.
Os criminosos então geraram um endereço com a palavra “Sony” em seu nome a fim de tornar o scam mais sério aos olhos dos espectadores, além de usar uma foto do Jim Ryan com as palavras “distribuição de 5.000 BTC”.
O scam envolvendo o PlayStation 5
O modus operandi dos criminosos praticamente não muda:
- Uma distribuição generosa envolvendo Bitcoin (BTC). Nesse caso eram 5000 moedas;
- Um endereço para envio de fundos;
- Uma quantia mínima para entrar na competição, começando em 0.1 BTC.
O endereço tem atualmente 0.2 BTC portanto os bandidos foram capazes de coletar algo durante o evento, mas também pode ter sido os próprios criminosos que fizeram as transações para mostrar a outros usuários, induzindo mais pessoas.
Evidentemente, é um verdadeiro scam onde tanto o chat como a seção de comentários forma desativados. Isso evita que usuários avisassem uns aos outros do perigo envolvido ali.
Como mencionado, o streaming continua a transmitir a gravação do evento, portanto até aqueles que não viram o evento ao vivo podem ser enganados.
Infelizmente, esse é apenas mais um caso de scams que usam esse método. Recentemente, algo similar aconteceu no evento de lançamento da Dragon da SpaceX.
O conselho aqui é sempre ficar vigilante e não fazer quaisquer transações ou fornecer chaves privadas/seeds para quem quer que as solicite. Isso acontece em muitas redes sociais, principalmente o Telegram, onde existem perfis fake pedindo esse tipo de informação a todo o tempo.
Fonte: Cryptonomist
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!